Cidades

ARBORIZAÇÃO: Prefeitura lança programa de arborização Cidade + Verde

Objetivo é realizar plantio e monitoramento de 250 mil mudas nos próximos 3 anos

A Prefeitura de Porto Velho através da Sub Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) fez o lançamento na tarde de quinta feira (16), na praça do Skate Park, do Programa Cidade + Verde, cujo objetivo é realizar o plantio e o monitoramento de 250 mil mudas de espécies regionais diversas nos próximos 3 anos.

Estiveram presentes secretários, vereadores, mais de 200 crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, além de idosos. As instituições participantes foram a escola Francisco Erse, Flor do Piquiá e Colégio Objetivo, além de idosos da Casa São Vicente de Paula.

O programa prevê o monitoramento e a realização de um trabalho educativo a partir das crianças. Todas escolas e entidades parceiras receberam palestrantes que transmitiram mais conhecimento sobre a importância da arborização, como forma de contribuir com a melhoria da qualidade ambiental do município.

A Sema está trabalhando com a perspectiva de um programa amplo para o meio ambiente. Os técnicos estão alertando quanto ao papel de cada cidadão nesse processo, mostramos nas palestras a importância e o cuidado que devemos ter com as árvores e o meio ambiente.

Durante o lançamento alunos e servidores realizaram o plantio de 200 mudas no Skate Park, num ato que simbolizou o início do plantio das 250 mil mudas, até 2019.

Principal incentivador do programa, o prefeito dr Hildon Chaves solicitou à equipe da Assessoria em Arquitetura, Engenharia e Paisagismo e também à Sema que as ações sejam realizadas com plantios monitorados e que tragam embelezamento para a cidade. “É necessário que o desenvolvimento destas mudas seja acompanhado pelos técnicos, mas contamos também com a ajuda da população para evitar roubos, depredações e garantir o desenvolvimento de todas as mudas. Precisamos de uma cidade mais arborizada no futuro, o que garantirá a qualidade de vida para nossa população”, disse Hildon.

O objetivo principal é proporcionar a melhoria da estética, sombreamento, amortecimento de sons, diminuição da poluição sonora, proteção e direcionamento para os ventos, diminuição do impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial, diminuição da temperatura, absorção dos raios solares e melhoramento da qualidade do ar.

O Programa já conta com a parceria do Ibama, Sedam, Amazonfort e Caerd. O subsecretário Robson Damasceno informou que o Viveiro Municipal produzirá as mudas, sendo 150 mil para a arborização rural e 100 mil para arborização urbana. “Trabalharemos com foco no combate ao desmatamento. Levaremos informação para o produtor rural e em algumas localidades faremos projetos modelos de Sistemas Agroflorestais (SAFs), isso demonstrará que Porto Velho não precisa mais desmatar e com as terras que já temos consolidadas poderemos ampliar a produção de frutas e madeira provenientes de florestas plantadas”, explicou Robson.

Texto e fotos Comdecom

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]