Cidades

Prefeitura de Porto Velho investe em ambulâncias para atender a população

Parte dos veículos foram adquiridos com recursos próprios provenientes de impostos como o IPTU

Porto Velho é a maior capital em extensão do país, com 34.068,50 quilômetros quadrados, área territorial que demanda atenção e estratégia para que nenhuma parte da população fique desassistida. Por isso, para atender aos distritos distantes do município, desde Calama, no baixo Madeira, à Ponta do Abunã, próximo ao Acre, a Prefeitura reforçou a frota dos veículos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Atualmente, 36 ambulâncias estão distribuídas entre zona rural e urbana, na capital e nos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Rio Pardo, Jaci-Paraná, Cujubim Grande, São Carlos e Linha 28.

A secretária de Saúde, Eliana Pasini, explica que “parte dessas ambulâncias foram adquiridas com recurso próprio, investimento possível pela arrecadação de impostos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)”.

As áreas da saúde e educação são muito beneficiadas com o IPTU, já que 40% da arrecadação é direcionada a esses investimentos. No final, os benefícios são garantidos para a população, que fica melhor assistida na prestação de serviços públicos.

Segundo Adailson Gonçalves, diretor do Departamento de Transporte da Semusa (Deptran), o reforço na frota foi pensado para cobrir a distância significativa de algumas localidades.

Frota é composta por ambulâncias traçadas para atender locais de difícil acessoFrota é composta por ambulâncias traçadas para atender locais de difícil acesso“Fizemos a aquisição de veículos e entregamos para diversas unidades de saúde dos distritos de Porto Velho. Todas as unidades se enquadram na área de atenção básica que, de acordo com o nível de assistência, não têm obrigatoriedade de ambulâncias, mas pela necessidade dos distritos e pelo compromisso da gestão com a população nós viabilizamos os veículos, que são habilitados pelo condutor e por uma equipe de saúde da família”.

A frota da saúde é composta por ambulâncias traçadas, que oferecem condições de atender pacientes em locais de difícil acesso, como estradas vicinais. Os veículos são classificados como tipo B e prestam serviços de demanda social, como visitação de acamados, remoção de pacientes e atendimentos em urgência e emergência.

As ambulâncias são equipadas com colar cervical, materiais para os primeiros socorros e estão preparados para imobilizar o paciente e encaminhá-lo ao pronto socorro. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conta com ambulâncias do tipo D, que oferecem UTI móvel para pacientes.

O diretor do Deptran conta que os veículos passam por manutenção constantemente, pois são acostumados a andar em alta velocidade. Cada carro é disponibilizado conforme o quantitativo da população e a demanda de atendimento em cada distrito.

“Em União Bandeirantes, por exemplo, a gente se deparava com muita necessidade de atendimento, e às vezes só tinha uma ambulância para a população. Agora esse problema não existe mais, porque quando uma ambulância sai, a outra fica disponível para a unidade. Nossa maior preocupação é não deixar as unidades desamparadas”.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]