Cidades

Prefeitura de Porto Velho convoca população para doação de sangue na Fhemeron

Com estoque baixo, a fundação conta com a solidariedade e conscientização de doadores

Atitude de amor que corre nas veias, essa é a descrição de quem chega à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), na Capital, para fazer um gesto simples e rápido de solidariedade ao próximo: a doação de sangue. Com o estoque baixo de bolsas na fundação, a Prefeitura de Porto Velho tem mobilizado a população para comparecer ao local e fazer a doação, que é segura, seguindo afinco os protocolos de saúde.

Conforme explicado pela assistente social e gerente de captação da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, mesmo no período de pandemia, a doação de sangue pode ser feita com segurança, sem qualquer risco de contaminação. As equipes estão prontas para atender o doador, mantendo todos os cuidados necessários.

A assistente social conta que durante o período de pandemia, os estoques de bolsas reduziram de forma expressiva. No ano passado, a Fhemeron atuou com dificuldades, sempre havendo necessidade de doadores. Atualmente, a fundação necessita principalmente dos sangues tipos A+, O+ e O-. No início de janeiro, o número de pessoas voluntárias à doação é menor ainda. Captar novos doadores tem sido um desafio maior.

“Com a covid-19 e também o surto de gripe, boa parte das pessoas fidelizadas em nosso cadastro não podem vir doar, justamente por estarem com a saúde comprometida, devido os sintomas. A Fhemeron sempre precisou de, pelo menos, cem doadores por dia para coletar 80 bolsas. Algo que não tem acontecido. A dificuldade é grande, contudo, não temos medido esforços para atrair novos doadores”, pontuou Maria Luiza.

A dinâmica do trabalho de doação de sangue requer um processo que vai desde a triagem na recepção à entrevista com a assistente social. Os protocolos sanitários são priorizados durante todo o processo da doação, como uso de máscara, uso de álcool 70, distanciamento social, entre outros.

Primeira-dama reitera apelo à população para doação de sanguePrimeira-dama reitera apelo à população para doação de sangueConforme o Hemocentro, diariamente bolsas de sangue são solicitadas por hospitais, centros de tratamento oncológico, hematológico, unidades de saúde, entre outros. A fundação também atende demandas de regionais instaladas em municípios que integram à rede de distribuição gerenciada pelo órgão. As regiões estão distribuídas em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura, além do Hemocentro em Porto Velho.

“Sempre tem alguém precisando de sangue nos hospitais, como crianças, jovens e idosos. O Hospital do Amor é nossa referência no número de transfusões. Por isso, precisamos de pessoas que busquem doar vida a quem precisa. Pois o bem contagia”, concluiu Maria Luiza.

ATITUDE VOLUNTÁRIA

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se 3% da população do Brasil doar pelo menos uma vez por ano, não haveria falta de bolsas nos Hemocentros no país. Uma causa nobre, que pode dar novos destinos às vidas que precisam.

Foi com esse propósito que a primeira-dama do município, Ieda Chaves, esteve presente na Fhemeron, na manhã desta quinta-feira (20). Para ela, é um privilégio saber que sua atitude vai salvar vidas.

“É algo muito significativo e gratificante, pois se trata de um ato de amor capaz de salvar até quatro vidas. Por isso, faço o apelo à população para que venha conhecer o processo de doação. O tratamento é impecável e conta com uma equipe muito atenciosa, que nos atende com todo carinho. E, claro, por meio dessa atitude estaremos fazendo o bem. Quem nunca doou sangue e está com a saúde em dia para doar, é mais um motivo para vir”, destacou Ieda Chaves.

 Vice-presidente da Fhemeron, Iolanda Matias Vice-presidente da Fhemeron, Iolanda MatiasA vice-presidente da Fhemeron, Iolanda Matias, enfatizou que o ato da doação dura cerca de 15 minutos, sendo retirados 450 ml de sangue, sendo repostos rapidamente pelo organismo. Na oportunidade, Iolanda agradeceu a participação da primeira-dama, como ato de solidariedade e amor ao próximo.

“A Fhemeron é responsável por toda a coleta e distribuição de sangue no Estado de Rondônia. Um trabalho intenso e gratificante, pois com o envolvimento dos doadores conseguimos salvar vidas. Por isso, quero agradecer a presença da primeira-dama, que esteve aqui conosco e reforçar para que a população venha doar, venha salvar vidas”, declarou.

QUEM PODE DOAR

De acordo com a Fhemeron, homens podem doar até quatro vezes no intervalo mínimo de 60 dias, e mulheres até três vezes, no intervalo mínimo de 90 dias. O processo de doação de sangue também conta com exame sorológico, em que são investigados os tipos de doença contagiosa, gerando segurança tanto para quem doa quanto para quem recebe.

Entre os critérios para doar, estão: ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de idade devem possuir consentimento do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar bem alimentado nas três horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h; apresentar documento de identificação com foto emitido pelo órgão oficial (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, entre outros).

Fhemeron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18hFhemeron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h

TEMPOS DE PANDEMIA

Devido ao cenário pandêmico e ao surto de gripe, a orientação da Fhemeron é que a pessoa possa doar 15 dias após o tratamento dos sintomas gripais. A pessoa que contraiu a covid-19, pode doar sangue após 30 dias, já restabelecida, sem apresentar nenhuma sequela.

Quem já se vacinou contra a covid-19, pode doar sangue após sete dias ter recebido qualquer dose de imunizante (primeira, segunda ou reforço).

A Fhemeron, em Porto Velho, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h e aos sábados, até às 12h. O prédio fica localizado na avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro Industrial. Mais informações, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone: (69) 9 8464-0125.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese