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Prefeito Hildon Chaves enfrenta interesses de poderosos desde o início de sua gestão

Apesar disso, desafios históricos foram encarados e resolvidos pela gestão municipal nos últimos anos

Desde o início de sua gestão, em 2017, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, tem enfrentado interesses pessoais de poderosos para superar desafios históricos que perduravam há anos na capital. Somente com essa decisão de encarar os obstáculos é que a cidade pode experimentar avanços em todas as áreas.

Problemas históricos que eram ignorados ao longo de décadas, emperrando o crescimento do município, foram superados pela gestão Hildon Chaves, contrariando muitas vezes interesses de grupos econômicos poderosos, mas sempre buscando soluções efetivas para essas questões.

Esse desafio se iniciou com a retomada das obras paralisadas dos viadutos da BR-364, que ficaram prontas após mais de uma década, melhorando a mobilidade urbana. A melhoria no transporte escolar, no transporte coletivo, na iluminação pública, o fechamento do Lixão da Vila Princesa e a implantação do novo sistema de coleta de resíduos, entre outras tantas ações atestam a determinação do prefeito em buscar soluções para os problemas arraigados no município.

COLETA DE LIXO

Atendendo à legislação ambiental e as recomendações do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, o prefeito Hildon Chaves tomou a corajosa decisão de fechar o Lixão da Vila Princesa e passar a destinar os resíduos sólidos para um aterro sanitário.

Além disso, a coleta do lixo que funcionava de forma precária há mais de uma década teve um novo momento, com a concessão através de Parceria Público-Privada que garante R$ 180 milhões em investimentos, passando a coletar resíduos no Baixo Madeira, ampliando a coleta em distritos e outras localidades, com uma nova frota e mais estrutura, iniciando inclusive um processo gradual para a coleta seletiva.

TRANSPORTE ESCOLAR

Com interrupção no serviço, prejudicando o ano escolar de muitos estudantes, a falta de transporte escolar foi resolvida com a aquisição de mais de 160 ônibus novos, a maior frota própria do país, percorrendo diariamente mais de 15 mil quilômetros, para conduzir os mais de 6.300 estudantes em 178 rotas/itinerários, contemplando 56 escolas. A Prefeitura investiu cerca de R$ 33 milhões para a aquisição da frota. Também foi garantido o transporte fluvial de alunos.

TRANSPORTE COLETIVO

O transporte coletivo, que esteve à beira do colapso, hoje opera com 120 veículos, sendo a mais nova frota entre as capitais do país, oferecendo serviço de qualidade e conforto aos cerca de 60 mil usuários, que utilizam o transporte público, diariamente, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran). Era um problema grave, que prejudicou os usuários durante anos.

RODOVIÁRIA

A nova rodoviária de Porto Velho, um sonho antigo dos moradores, está em fase de conclusão das obras, com R$ 44 milhões investidos em um prédio moderno e amplo. Com 8.457,59 metros quadrados de área construída, a nova rodoviária terá 13 plataformas de embarque e desembarque, 26 boxes e agências para as empresas, sala VIP, saguão de espera, praça de alimentação com oito lanchonetes e um restaurante, 11 lojas, área administrativa, fraldário e banheiros.

ESTRADA DE FERRO

A revitalização do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi outra obra entregue oficialmente à população de Porto Velho. O grande destaque desta primeira etapa da reabertura ficou por conta do Museu com mais de 300 peças históricas da lendária ferrovia. A reabertura do espaço reforça a identidade porto-velhense e traz de volta à população um local de muitas memórias, de lazer e cultura.

Todo o espaço de 106.000 metros quadrados foi revitalizado, incluindo os três galpões da ferrovia. A revitalização trouxe mezanino com vista para o rio Madeira, como uma inovação. O local também recebeu a reconstrução do deck de madeira, pista de caminhada, área verde e estacionamento para mais de 270 carros.

REGULARIZAÇÃO 

Outro desafio que a Prefeitura enfrentou foi assegurar a regularização fundiária dos imóveis, que garante a segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento, contemplando inclusive moradores de áreas rurais e distritos, através do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur).

Desde 2017, a Semur tem investido em regularização fundiária nos distritos de Porto Velho, atingindo a marca de 6.041 imóveis regularizados apenas nestas regiões. No total, foram 17 mil imóveis já regularizados no município e a meta é alcançar a marca de 21 mil imóveis regularizados até o final da gestão.

ASFALTO

A média de asfalto implantado nas ruas de Porto Velho, nas gestões anteriores, era de 40 quilômetros ao longo de um mandato de quatro anos. Na atual gestão, entre asfalto novo e asfalto recapeado, o volume de obras de pavimentação ultrapassa os 800 quilômetros, trazendo mais qualidade de vida à população e valorização dos imóveis.

FONTE: JH NOTÍCIAS

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