Cidades

Prefeito Hildon Chaves acompanha Mutirão de implantação do DIU

O prefeito e a primeira dama, puderam acompanhar os atendimentos, que aconteceram seguindo uma programação de acolhimento as jovens

O prefeito Hildon Chaves, acompanhado da primeira dama, Ieda Chaves, junto a secretária de saúde do município Eliana Pasini, estiveram na manhã de sábado (15), no Centro de Referência Saúde da Mulher, para acompanhar o mutirão de implantação de DIU.

Com o intuito de diminuir os casos de gravidez precoce e não planejada nas jovens, esta ação faz parte do Programa de Planjeamento Reprodutivo da Secretaria de Saúde (Semusa), que visa conceder a autonomia para que as mulheres decidam qual o momento oportuno que pretendem engravidar.

O prefeito e a primeira dama, puderam acompanhar os atendimentos, que aconteceram seguindo uma programação de acolhimento as jovens.

As jovens logo na entrada foram encaminhadas para uma palestra que abordava temas relacionados a implantação do DIU, onde dúvidas também puderam ser sanadas.

Com o tema esclarecido e as dúvidas elucidadas, em seguida as jovens fizeram testes sorológicos e de gravidez e só depois de todos esses processos que foram levadas para a implantação do DIU com os especialistas.

De acordo com a secretária adjunta da Semusa, Marilene Penatti, todos os procedimentos fazem parte do programa que visa o acolhimento das jovens.

“Queremos que as meninas possam vivenciar a adolescência, evitando o risco de morte materna, a morte precoce dos recém nascidos, ou seja, queremos que elas tenham um desenvolvimento gradativo, e não se tornando mães ainda na puberdade. Então oferecemos toda o acolhimento com orientações para que elas possam realizar a implantação do DIU”, disse.

Os atendimentos foram voltados para a implantação do DIU em 120 adolescentes, onde também foram agendados mais atendimentos, que de acordo com a secretária adjunta acontecerão durante todo o mês de fevereiro, na Policlínica Dr Rafael Vaz e Silva, à rua Jacy Paraná, bairro Mato Grosso, sendo importante frisar que as mulheres que tenham interesse em implantar o DIU, devem procurar as Unidades de Saúde do município para realizarem o agendamento.

FONTE: Assessoria/Prefeitura

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]