Equipe multidisciplinar será formada para prestar atendimento médico, odontológico e vários serviços de cunho social
O barco hospital da prefeitura de Porto Velho, que está parado há quase dois anos, será totalmente reformado, reequipado e voltará a prestar atendimento de saúde com qualidade às comunidades ribeirinhas. A informação foi dada pelo prefeito dr Hildon Chaves, que na tarde de sexta-feira (2) verificou pessoalmente as condições da embarcação na companhia do secretário-adjunto de saúde, Juan Carlos Queiroga, assessores e parlamentares.
Dr Hildon afirmou que a prefeitura está concluindo o projeto básico de reforma para licitar, colocar os motores para funcionar, substituir o que está estragado e reequipar o barco. Ele acredita que todo esse processo vai durar cerca de um ano. “Nosso objetivo é botar o barco para andar, colocar médico e atender a população ribeirinha”, enfatizou.
O prefeito também agradeceu a emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Jesuíno Boabaid que destinou R$ 300 mil para a reforma do barco hospital. “Esse dinheiro vai ajudar bastante e nós agradecemos a iniciativa do deputado Jesuíno”, declarou. Ainda de acordo com dr Hildon, provavelmente esse valor não seja suficiente, “mas o que faltar a prefeitura completa com orçamento próprio”.
Queiroga explicou que a determinação do prefeito dr Hildon é para levar muito mais que atendimento de saúde aos ribeirinhos. A equipe multidisciplinar também fará emissão de documentos, corte de cabelos e várias outras ações de cunho social. “É um projeto bem mais amplo”, disse. A ideia é que o barco fique em um local estratégico por cerca de 15 dias para atender toda comunidade do entorno, depois segue para outra localidade.
O gerente de administração aquaviária da prefeitura, Marcelo Martins, disse que a reforma vai começar pelo casco, parte mecânica e instalações elétricas. Com 12 consultórios médicos, laboratório, farmácia e consultórios odontológicos, o barco é uma unidade básica de saúde flutuante que depois de reformada e equipada terá condições de prestar todo atendimento de serviços básicos aos moradores do baixo Madeira.
Sensível a causa, uma vez que frequentemente presta atendimento às populações ribeirinhas, o almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, que acompanhou a comitiva do prefeito durante a visita ao barco hospital se colocou à disposição para auxiliar na formação da tripulação e da equipe médica que vão trabalhar na embarcação. O vereador Maurício Carvalho e a deputada federal Mariana Carvalho também se colocaram à disposição para colaborar.
FONTE COMDECOM
Add Comment