Termina nesta terça-feira o prazo das inscrições para o segundo semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Interessados têm até as 23h59 para acessar a página do Fies na internet e completar o processo.
O Ministério da Educação (MEC) identificou falhas no sistema de inscrição. Havia alguns cursos com vagas “zero” e cursos em que as instituições não estavam ofertando vagas para o programa. Após a correção, o MEC enviou e-mail e SMS aos estudantes que haviam feito a inscrição em cursos sem vagas, pedindo que refizessem o processo.
Para aqueles que não refizeram, o sistema automaticamente cancelou a inscrição e o MEC os comunicou, também via e-mail e SMS. O MEC informou que, para não prejudicar os alunos, decidiu prorrogar o prazo de inscrição.
São 155 mil vagas ofertadas, sendo 50 mil com juro zero. Até segunda-feira, já haviam sido concluídas 170.190 inscrições.
O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.
A modalidade juro zero é destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. A outra modalidade, chamada de P-Fies, destina-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos.
Resultado sai no dia 30 de julho
O resultado da seleção será publicado no dia 30 de julho, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados na modalidade que exige comprovação de renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos deverão complementar as informações da inscrição, na página do Fies, no período de 30 de julho a 3 de agosto e, posteriormente, efetivar a contratação do financiamento.
Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC.
Veja a nota do MEC na integra
“O processo de inscrições do Fies teve início na segunda-feira, 16. Na terça, 17, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), do MEC, identificou que o sistema apresentou aos alunos alguns cursos com vagas “zero”, ou seja, cursos em que as instituições não estavam ofertando vagas para o Programa.
Após a correção, o MEC enviou e-mail e SMS aos estudantes que haviam feito a inscrição em cursos sem vagas ofertadas, pedindo que refizessem o processo até quinta-feira. Para aqueles que não refizeram, o sistema automaticamente cancelou a inscrição e o MEC os comunicou, também via e-mail e SMS. Ainda, para não prejudicar os alunos, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrição do processo por mais dois dias, com previsão de encerramento para a próxima terça-feira, 24 de julho, às 23h59″.
Add Comment