O líder comunitário e advogado Anderson Nãnan representa Rondônia no Encontro Anual dos membros da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS que acontece no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo neste sábado, 13.
A RAPS foi lançada pelo vice – presidente da Natura, Guilherme Leal que tem uma fortuna estimada em 1,8 bilhões de dólares e se decepcionou com a política partidária.
Em 2010 no final da campanha presidencial, na qual foi candidato a vice – presidente na chapa encabeçada por Marina Silva, ele tomou uma decisão radical : Nunca mais se candidato a cargo eletivo.
Sua justificativa: “Eu não exerço bem o papel de político. Sou de fazer, não de falar”. Desapontado com o funcionamento dos partidos, o líder empresarial se uniu a um grupo de apoiadores de Marina para criar esse movimento que foi lançado em 2012.
A ideia é formar potenciais lideranças políticas comprometidas com a honestidade e o desenvolvimento sustentável. Em 2014, a RAPS está realizando a formação da 2ª turma e entre os selecionados está o portovelhense Aderson dos Santos Mendes, conhecido como Anderson Nãnan.
Ele começou sua militância na Zona Leste de Porto Velho, onde mora, aos dezoito anos, quando assumiu a presidência da Associação Comunitária do Bairro Ulisses Guimarães.
Seu trabalho social lhe motivou a ingressar na vida pública. Foi candidato a vereador em 2008 e 2012, conseguindo um aumento de votos entre as duas eleições de 80%. Atualmente preside o Conseg 16 da Zona Leste, entidade que discute a problemática da segurança pública da região da cidade conhecida pelos altos índices de violência.
Durante o evento na capital paulista, os integrantes da rede vão fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2014, além de traçar diretrizes para o próximo ano. “Trata – se de um momento de confraternização entre os membros, da RAPS com a participação de convidados especiais que discorrem sobre temas relevantes”, adianta Nãnan.
Entre as personalidades confirmadas está o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) que foi eleito governador do Distrito Federal e apresentará os desafios que lhe esperam a partir do dia 1º de janeiro.
Fonte: João Albuquerque – Folha Jovem
Add Comment