Porto Velho (RO) – A população da capital rondoniense enfrenta momentos difíceis com o acúmulo de lixo nas ruas. Desde que a empresa Eco PVH assumiu o contrato de coleta, em substituição à Marquise Ambiental, que atuava há anos no município, moradores relatam falhas na logística, atraso no recolhimento e bairros inteiros tomados pelo mau cheiro.
Em diversas regiões da cidade, sacos de resíduos se acumulam em calçadas e terrenos baldios, atraindo insetos e colocando em risco a saúde pública. “A gente não sabe mais o que fazer, o caminhão não passou hj, e a empresa antiga, também deixou a desejar , e o lixo já está se espalhando pela rua”, afirmou dona Maria de Souza, moradora do bairro Areal.
Falta de logística
A principal crítica à Eco PVH é a ausência de uma logística eficiente. Segundo relatos, a empresa não possui frota suficiente de caminhões compactadores, o que compromete a cobertura dos 70 bairros de Porto Velho. A situação se agrava nas áreas mais afastadas, onde moradores afirmaram não ter visto o serviço de coleta.
A Câmara municipal criou uma comissão especial, e esta acompanhando o caso com uma lupa
“Prometeram melhoria, mas o que estamos vendo é o contrário. A ECCO PVH deveria ter se preparado, pois teve tempo suficiente para evitar esses transtornos.
Risco ambiental e de saúde
Especialistas alertam que o acúmulo de lixo em áreas urbanas pode favorecer a proliferação de vetores de doenças, como ratos e mosquitos. Além do risco de dengue e leptospirose, a decomposição dos resíduos já começa a gerar mau cheiro que incomoda moradores e comerciantes.
Prefeitura sob pressão
A Prefeitura de Porto Velho vai sedr pressionada a cobrar providências da Eco PVH.
Parece que a crise do Lixo vai se instalar em Porto Velho
Enquanto isso, os resíduos continuam se acumulando nas ruas da capital. A população aguarda uma resposta rápida para evitar que a crise do lixo se transforme em problema ainda maior para a saúde pública e para a imagem da cidade.
O prefeito Léo Moraes ainda não se pronunciou sobre o fato.
FONTE: FOLHA RONDONIENSE


























Add Comment