Teia Digital

Porto Velho está sendo sede de uma grande competição de robótica – por Silvio Persivo

Gostaria de poder dizer o mesmo. “Meus gostos são simples: prefiro o melhor de tudo” (Oscar Wilde).

DESAFIO TECNOLÓGICO EM PORTO VELHO

Porto Velho está sendo sede de uma grande competição de robótica organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação. O Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais esta acontecendo no Porto Velho Shopping, das 10 às 22 horas, desde ontem (30) e segue hoje, 31 de maio, e, amanhã, 1º de junho. Esta é a primeira edição do Desafio, que traz 6 modalidades de competição.  O evento trouxe mais de 200 competidores de todo o País e a participação de 16 Institutos Federais (IFs). Uma das grandes disputas do Desafio é o Robotino. A competição garante vagas para a Olimpíada do Conhecimento, que é o maior evento de educação profissional da América Latina. Os vencedores desta etapa terão a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills 2017, que reúne mais de 60 países de todo o mundo.

IBGE, 80 ANOS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no domingo (29) que passou completou 80 anos. Não se pode deixar de ressaltar o notável trabalho que o órgão realizou, e realiza, em prol do Brasil e torcer para que volte a ter os recursos e as condições básicas para um trabalho de informação crucial para o futuro do país. Nossos parabéns a todos que fizeram o IBGE ter a importância e a grandeza que possui.

DIVERSIFICADO, MAS, AINDA AQUECIDO

Quem anda pela cidade de Porto Velho não pode deixar de ver placas de vende-se e aluga-se por todo lado. Apesar disto os especialistas em imóveis dizem que, em especial para os aluguéis e para alguns tipos de residências de custo menor, o mercado anda aquecido. E explicam: o mercado mudou com o fim da demanda das usinas. E não há mais, como antigamente, a procura por casas ou apartamentos de alto padrão ou a locação de imóveis para uma grande quantidade de pessoas, mas, mesmo assim a procura por imóveis para alugar tem crescido e a compra de imóveis abaixo de R$ 200 mil também. Quanto as placas os corretores dizem que sempre foi assim mesmo e que, hoje, isto é um fenômeno nacional.

ENSINO DO XADREZ

Como um fã do xadrez não posso deixar de ressaltar o trabalho que o professor Gualter Amélio vem realizando ao formar professores e alunos de escolas particulares e públicas com a oficina “Xadrez Pedagógico”. Cria assim oportunidades para atletas e amantes da boa arte de tornar possível o sonho de se jogar xadrez em alto nível. Por sinal para quem quiser conhecer um pouco da modalidade, o professor e seus alunos estarão na manhã do próximo sábado, na sede do Clube Ferroviário, em Porto Velho, a partir das 9h30 até às 13h.

RETRATO CULTURAL DO PAÍS

Quando se examina a distribuição dos recursos da Lei Rouanet, não precisa nem ir buscar os artistas que receberam, mas em que regiões os recursos foram empregados se vê que o Sudeste, em 2015, recebeu 79,29% de recursos; o Sul, 13,15%; o Nordeste ficou com apenas com 4,58%; o Centro-Oeste ganhou 2,33% e o Norte ficou com 0,66% se vê o retrato real do Brasil: quem abocanha mesmo os recursos são as regiões mais ricas e com maior poder de mídia. Pequeno não tem vez: seja região, empresa ou artista. E ainda aparecem posando que falam em nome da democracia.

TRANSTORNOS BOLIVARIANOS

Quem foi passar o fim de semana em Guajará-Mirim foi desagradavelmente surpreendido, de vez que a travessia para Guayaramerim foi suspensa no sábado (28) por causa do racionamento de energia que está sendo feito na Bolívia, ocasionado pela grave crise no setor energético. Com a proibição, os turistas não puderam mais fazer compras de roupas ou eletrônicos no lado boliviano. Segundo o empresário de transportes fluviais, João Luiz de Miranda, somente na semana passada o porto oficial boliviano foi fechado duas vezes. A primeira paralisação aconteceu na quinta-feira (26), das 9h até o final da tarde. Ultimamente as relações com a Bolívia estão ficando complicadas, pois, até enfrentarem a ação ilegal da polícia boliviana, uma vez que Brasil e Bolívia assinaram um termo de cooperação, que permite o ingresso para ambos os lados, apenas com o documento de identidade, já aconteceu. A polícia estava exigindo a apresentação de passaporte para brasileiros que tentaram visitar o pais vizinho.

OS INDICADORES ECONÔMICOS VARIAM LEVEMENTE

O Boletim Focus, do Banco Central (BC), desta semana mostra que a economia deve registrar uma queda de 3,81% em 2016. Na semana anterior, a expectativa foi de um recuo de 3,83%. Já para o ano que vem, os analistas acreditam que a atividade registrará uma expansão de 0,55% — alta de 0,05 ponto percentual frente ao relatório anterior. Com relação à inflação, no entanto, os analistas do mercado financeiro voltaram a piorar a projeção para a inflação deste ano, que passou de 7,04% para 7,06%. Foi a segunda semana seguida de alta. Para 2017, os analistas mantiveram pela segunda semana seguida a expectativa de inflação em 5,50%. A taxa básica de juros, a Selic, esperada para o fim de dezembro deste ano foi elevada de 12,75% para 12,88% ao ano. Para o ano que vem, no entanto, houve redução: de 11,38% para 11,25%. Foi a terceira vez seguida que o levantamento reduziu a previsão para a Selic de 2017. Desde julho do ano passado, a taxa básica de juros está em 14,25% ao ano.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress