Universidade britânica detectou substância utilizada nos ataques de Paris e evacuou prédio para poder eliminá-la com explosão controlada.
Uma investigação interna da universidade descobriu que o triperóxido de triacetona (TATP) havia sido “formado sem intenção durante um procedimento de rotina”.
Um cordão de isolamento foi colocado ao redor do prédio de Química da universidade no início do mês, quando o incidente foi descoberto. Uma explosão controlada foi realizada – e felizmente ninguém se feriu.
O TATP foi a substância usada nas roupas explosivas usadas por jihadistas nos ataques de Paris – e depois também foi encontrada pela polícia belga nos ataques realizados em Bruxelas.
“Nós temos robustos planos de contingência para lidar com incidentes desse tipo”, afirmou a Universidade de Bristol.
“Assim que a presença do TATP foi identificada, o aluno imediatamente notificou os responsáveis pela segurança do laboratório no prédio”, explicou.
“Depois, outras atitudes foram tomadas, que resultaram em uma evacuação, por precaução, do edifício da Química e dos prédios ao redor. Depois, os serviços de emergência realizaram a eliminação controlada da substância.”
A Universidade disse ainda que está revisando seus procedimentos para “determinar que outras checagens adicionais” poderiam ser feitas para evitar situações semelhantes.
Fonte: G1
Add Comment