Politica

Audiência Pública na Câmara discute emendas para Poder Executivo

Debate será feito pela Comissão Mista de Orçamento às 14 horas; uma das soluções prevê volta do dinheiro destinado às emendas para Poder Executivo

A Comissão Mista de Orçamento tem uma audiência pública marcada para as 14 horas desta quinta-feira (11) para debater as “emendas do relator geral do Orçamento da União”.

As emendas de relator têm sido alvo de questionamento pela falta de transparência e pela arbitrariedade na distribuição dos recursos da União. As emendas permitem ao governo federal distribuir dinheiro público a seus aliados sem divulgar seu destino, com isso, o Planalto pode utilizar as emendas nas negociações pela tramitação de propostas de seu interesse no Legislativo.

Nos últimos dias, a oposição tem questionado se esses recursos foram usados como “moeda de troca” para a votação da PEC dos Precatórios. A indagação chegou ao Supremo Tribunal Federal, que suspendeu esse mecanismo de pagamentos aos parlamentares.

Na sessão de hoje, os parlamentares vão discutir saídas para tentar solucionar, principalmente, o problema ocasionado pela suspensão.

As emendas de relator têm garantido uma certa estabilidade para o governo federal na Câmara dos Deputados. Neste ano, ainda estão reservados para serem pagos por meio da emenda de relator R$ 7,5 bilhões. O dinheiro total, desde o início do ano, era de R$ 16,5 bilhões.

Uma das soluções pensadas foi a edição de um projeto de decreto legislativo para sustar a decisão do STF, mas há a avaliação de que talvez não fosse possível conseguir um apoio majoritário do Congresso para “comprar uma briga” com o Judiciário.

Outra saída seria destinar esta quantia ao Poder Executivo e, então, os parlamentares

FONTE: CNN BRASIL

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com