Ataque deixou ao menos 43 mortos e mais de 200 feridos na terça.
Terroristas vinham do Uzbequistão, Quirguistão e Daguestão.
A polícia turca deteve nesta quinta-feira (30) ao menos 13 pessoas, entre elas três estrangeiros, depois do triplo atentado suicida que matou 43 pessoas (além dos suicidas) e deixou 239 feridas no Aeroporto Internacional de Istambul. A rede americana CNN afirma que 22 pessoas já foram detidas.
Na terça (28), três suicidas provocaram explosões no terminal internacional do Ataturk, que é o 3º aeroporto mais movimentado da Europa, atrás de Heathrow (Londres) e Charles de Gaulle (Paris).
As forças da polícia de Istambul realizaram uma operação simultânea em 16 domicílios da cidade, indicou a agência pró-governamental Anadolu, segundo a France Presse.
O que sabemos até aqui:
– Três explosões atingiram o terminal internacional antes da área do raio X
– São 43 mortos (além dos 3 suicidas) e 239 feridos, segundo o governo da Turquia
– Antes de se explodirem, 3 homens abriram fogo com fuzis
– Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento, mas há suspeitas de uma ação doEstado Islâmico
Segundo a imprensa turca, os três terroristas procediam do Uzbequistão, Quirguistão e da república russa do Daguestão. A CNN afirma que provavelmente, eles teriam passado pela cidade de Raqqa, importante núcleo do Estado Islâmico.
O ministro do interior turco, Efkan Ala, afirmou que há evidências que indicam ligação do trio com a organização jihadista, segundo a Reuters.
Uma imagem das câmeras de segurança divulgada nesta quinta-feira (30) pelas autoridades turcas mostra um dos terroristas executando um policial à queima-roupa com uma pistola.
Entre os mortos que foram identificados, estão 19 estrangeiros. Entre os estrangeiros, estão cinco sauditas, dois iraquianos, um chinês, um jordaniano, um tunisiano, um uzbeque, um iraniano e um ucraniano. Entre os estrangeiros, três tinham dupla nacionalidade. O Itamaraty disse não ter registro de brasileiros entre vítimas.
Pelo menos 130 feridos seguiam internados em hospitais de Istambul na quarta-feira (29). O Ataturk reabriu na quarta após ficar fechado por cerca de cinco horas embora os voos seguissem cancelados ou atrasados.
Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento. Informações iniciais “sugerem” que o Estado Islâmico estaria por trás dos ataques, segundo a agência turca Dogan, que atribui a informação a fontes policiais. O premiê turco, Binali Yıldırım, também afirmou que as informações obtidas até o momento apontam que o Estado Islâmico foi responsável pelo ataque.
Fonte: G1
Add Comment