Extra

Policia e MP/RO fazem buscas em setores da ALE/RO

Desencadeada nesta sexta-feira (17) pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2), com apoio do MPRO, a Operação Ouro de Areia tem como objetivo desmantelar um esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro que, segundo as investigações, funcionava dentro da estrutura da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).

Durante o cumprimento das ordens judiciais, equipes da Draco 2 realizaram buscas em oito endereços, incluindo setores da Assembleia, além de residências de investigados. Foram apreendidos documentos e materiais que podem comprovar a atuação da organização criminosa.

De acordo com as apurações, o grupo utilizava cargos comissionados fantasmas para desviar verbas públicas. Servidores eram nomeados para funções de assessor parlamentar, recebiam remuneração mensal, mas não exerciam nenhuma atividade na Casa Legislativa, continuando a trabalhar em outros locais. Há indícios de que os salários e empréstimos consignados realizados em nome desses assessores eram repartidos entre os integrantes da rede criminosa.

A Justiça decretou a prisão preventiva do suposto líder do esquema, além da suspensão de três servidores por 90 dias, a proibição de acesso a repartições públicas e o impedimento de contato com testemunhas e demais investigados.

De acordo com o MP, as buscas incluíram uma estação de trabalho na Gerência de Controle de Folha de Ponto da Assembleia e as residências dos investigados, entre eles três servidores comissionados da Casa de Leis.

O nome da operação, “Ouro de Areia”, faz referência à aparência ilusória de valor — assim como o metal falso, o esquema montado na Assembleia simulava legitimidade por meio de nomeações e documentos oficiais, enquanto, na prática, servia para ocultar o desvio de recursos públicos.

FONTE: RONDONIAGORA.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]