Mundo

Polícia belga divulga vídeo do terceiro suspeito do atentado no aeroporto de Bruxelas

Sobe para 35 o número de mortos nos ataques na capital belga

BRUXELAS — A polícia belga divulgou nesta segunda-feira um vídeo do terceiro suspeito dos atentados ao aeroporto de Bruxelas, que fugiu depois de abandonar uma mala cheia de explosivos (que não explodiram) no terminal de embarque. Até agora, a polícia só havia divulgado imagens capturadas pelas câmeras de segurança do aeroporto.

A gravação mostra o homem com um chapéu e um casaco branco, empurrando um carrinho com uma grande mala ao lado dos dois suicidas Ibrahim El Bakraoui e Najim Laachraoui.

“Trata-se de um novo vídeo que até agora não havia sido divulgado”, disse à AFP um porta-voz do procurador federal belga.

Segundo uma fonte próxima à investigação, as autoridades continuam trabalhando com a hipótese de que o “homem do chapéu” é Fayçal Cheffou, preso e acusado de terrorismo por conexão com o ataque no aeroporto.

Após a divulgação do vídeo, no entanto, a polícia pediu a colaboração do público para ajudar na identificação do suspeito. Cheffou não estaria cooperando com os investigadores, acrescentou a mesma fonte, e ainda não saíram o resultado dos testes de DNA do suspeito.

Detido desde quinta-feira, Cheffou apresentou-se em um vídeo na internet como um jornalista freelance. Ele tentou recrutar combatentes para o Estado Islâmico (EI) em um parque em Bruxelas onde havia refugiados acampados.

O suspeito foi identificado pelo motorista de táxi que levou os autores dos ataques ao aeroporto. Após sua prisão, a polícia revistou seu apartamento, perto da estação de metrô de Maelbeek, também atacada, mas não encontrou explosivos ou armas.

Em meio à caçada dos suspeitos, mais três homens foram acusados de crimes de terrorismo na Bélgica. Eles foram presos durante batidas policiais em 13 endereços no domingo. Um quarto homem foi libertado sem acusações.

Os três homens — identificados como Yassine A, Mohamed B e Aboubaker O — foram acusados de participação em um grupo terrorista, informou o gabinete do procurador federal belga.

Outras detenções ocorreram nos últimos dias em conexão com um plano de ataque frustrado na França.Um homem já sob custódia belga foi acusado por participar dos planos.

Separadamente, a polícia holandesa anunciou na noite de domingo que tinham detido um francês, de 32 anos, em Roterdã, a pedido das autoridades francesas.

Ele foi preso sob suspeita de preparar um ataque na França e será extraditado para o país. Três outras pessoas também foram detidas.

NÚMERO DE MORTOS SOBE PARA 35

Quase uma semana após os ataques no aeroporto e em uma estação de metrô, o número de mortos subiu para 35, segundo a ministra da Saúde, Maggie De Block.

“Quatro pacientes morreram no hospital. As equipes médicas fizeram tudo que era possível. O total de vítimas é de 35. Coragem para todas as famílias”, disse Maggie De Block no Twitter.

O número de morto inclui os três terroristas suicidas. Mais de 300 pessoas ficaram feridas.

O centro de crise da Bélgica disse anteriormente que 28 das vítimas foram identificadas. Destes, 15 morreram no aeroporto, sendo seis belgas e nove estrangeiros.

O maior atentado na História de Bélgica levou o país a elevar o alerta de terrorismo ao nível máximo durante dois dias após os ataques. Vários países da Europa reforçaram a segurança em aeroportos e outras áreas vulneráveis.

 

Fonte: oglobo

Comentar

Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com