Mundo

Piloto russo morre após Turquia derrubar jato na Síria, dizem rebeldes

Segundo autoridade turca, aeronave teria invadido espaço aéreo do país. Otan convoca reunião

ANCARA – O Ministério de Defesa da Rússia afirmou que jatos F16 da Turquia derrubaram um avião militar de nacionalidade russa perto da fronteira com a Síria. A aeronave era um jato SU-24, informaram fontes russas. De acordo com fontes presidenciais turcas, a força aérea agiu de acordo com as regras de violação do espaço aéreo. As autoridades de Defesa da Rússia negam qualquer infração no território da Turquia. Um porta-voz da Otan informou que a aliança vai convocar uma reunião sobre a situação nesta terça-feira a pedido do governo turco. Segundo integrantes de um grupo sírio rebelde, um dos dois pilotos se feriu e morreu ao chegar ao solo de paraquedas. O outro continua desparecido.

“Hoje, em território sírio, aparentemente como resultado de tiros do solo, um SU-24 com tripulação russa na República Árabe da Síria foi derrubado”, afirmou o Ministério de Defesa da Rússia em comunicado, acrescentando que O avião voava na altura de 6 mil metros. “Durante toda a duração do voo, a aeronave estava exclusivamente em território sírio. Isso foi registrado em sistemas de monitoramento confiáveis”.

O Ministério da Defesa confirmou que os pilotos dos jatos se autoejetaram e saltaram de paraquedas até o solo. Segundo a BBC, um dos pilotos morreu já que os rebeldes atiravam contra a aeronave, informaram integrantes do grupo 10ª Brigada da Costa. Helicópteros estão realizando buscas na região do acidente para encontrá-los. A rede de TV CNN-Turk afirma que um dos pilotos do avião foi capturado por rebeldes sírios que combatem o presidente Bashar al-Assad.

O presidente russo Vladimir Putin disse que o abatimento da aeronave foi “uma punhalada nas costas” por parte da Turquia e que terá “consequências graves” nas relações entre os dois países. Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, disse que a queda do jato é “um incidente muito sério”, mas ainda é cedo para tirar conclusões.

— A perda de hoje é uma facada nas costas que foi dada pelos cúmplices dos terroristas — declarou Putin em coletiva de imprensa na presença do rei da Jordânia, Abdullah II, segundo a AFP. — Certamente, vamos analisar o que aconteceu. E os eventos trágicos de hoje vão ter consequências sérias nas relações russo-turcas.

O Exército da Turquia afirmou que a aeronave foi alertada da violação 10 vezes no período de cinco minutos. As autoridades informaram que um segundo avião também se aproximou da fronteira e foi avisado.

— A informação que temos é muito clara. Havia dois aviões se aproximando da fronteira, nós os alertamos à medida que chegavam mais perto — disse uma autoridade sênior turca à Reuters.

OTAN E ONU

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse que o país tomará “todo tipo de medida” diante de violações das fronteiras. Ele se reuniu com o chefe do Exército, general Hulusi Akar, e o ministro das Relações Exteriores, Feridun Sinirlioglu, e decidiu levar a questão a Otan, da qual a Turquia é integrante, a ONU. A aliança militar convocou uma reunião para esta terça-feira.

“A Otan segue de perto a situação. Estamos em contato com as autoridades turcas”, afirmou o porta-voz da Otan.

Imagens registradas pela emissora turca privada Haberturk TV mostram um avião caindo em chamas em uma área arborizada. O avião caiu em uma região conhecida como “Montanhas Turkmen” no norte da Síria perto da fronteira com a Turquia, informou a emissora.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, entidade com sede no Reino Unido que monitora o conflito na Síria, afirmou que a aeronave caiu em uma região montanhosa no norte da província de Latakia e não estava inicialmente claro se era um avião russo ou sírio.

A Rússia lançou uma campanha militar aérea na Síria em apoio ao presidente Bashar al-Assad na luta contra o terrorismo no fim de setembro. O governo russo afirma que mira apenas em alvos do Estado Islâmico e outros grupos extremistas, mas entidades ativistas e países ocidentais afirmam que os bombardeios têm atingido rebeldes opositores a Assad.

No mês passado, jatos da Turquia interceptaram um jato que cruzou a fronteira com a síria. O governo turco, crítico ao papel de Assad no conflito Sírio, alertou as autoridades russas e sírias a respeito da violação do espaço aéreo na ocasião.

Fonte: oglobo

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com