Policial

PF realiza operação e prende homem por invadir terra indígena em Rondônia

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação na terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau, próximo ao município de Jaru, na terça (15) e quarta-feira (16), para avaliar e intervir numa possível invasão de terras para grilagem (loteamento clandestino) e extração de madeira, junto à aldeia D623, onde vivem cerca de 25 indígenas. Um homem de 22 anos foi preso.

A ação contou com equipes da Inteligência da PF, do Grupo de Pronta Intervenção e da Delegacia PF de Ji-Paraná, que fizeram uma varredura na área indígena. Foi identificada uma picada de cerca de 3 metros de largura por aproximadamente 2 km de extensão, aberta com a derrubada de vegetação secundária, basicamente com o uso de foices e facões. Não foi percebida a utilização de maquinários nem a exploração de recursos naturais. Também não foram encontrados acampamentos permanentes ou improvisados.

Durante o percurso, os policiais federais avistaram pessoas não autorizadas na terra indígena, dando prosseguimento ao trabalho de abertura da tal picada. Na aproximação para abordagem, os invasores fugiram para a parte densa da floresta, mas mesmo com a dificuldade do ambiente foi capturado e preso L.R.C.S, 22 anos, que confessou ser morador do distrito de Tarilândia, que estaria ali em busca de um pedaço de terra e que teria ido para o local de carona com “o pessoal da associação”.

O preso foi autuado por invadir terras da União com a intenção de ocupá-la, por desmatar floresta em terras de domínio público sem autorização e por associação criminosa com outras pessoas que buscavam a mesma finalidade.

Os trabalhos de investigação continuam sendo desenvolvidos pela Delegacia da PF em Ji-Paraná, que busca a identificação e intimação dos responsáveis por associações locais – que seriam os fomentadores das invasões – para prestarem esclarecimentos.
A região tem recebido especial atenção da FUNAI, Polícia Militar Ambiental e da própria Polícia Federal, em frequentes fiscalizações, ante os falsos boatos de flexibilização da proteção de áreas especiais pelo Governo.

O Estado de Rondônia possui dezenas de áreas de proteção especial e as práticas de invasão, grilagem e extração de recursos naturais são antigas e costumeiras pela dificuldade natural de fiscalização e detecção da exploração predatória, por oportunistas e organizações criminosas que sabem da riqueza natural nela existentes.

Somente a terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau possui área de 1.867.000 hectares, equivalente a mais de 12 vezes o território da cidade de São Paulo/SP ou 85% da extensão territorial do Estado de Sergipe.

FONTE: ASSESSORIA PF

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com