Extra

PF faz operação na Câmara e investiga dois deputados

Agentes estão nos gabinetes atrás de documentos

A Polícia Federal está cumprindo 18 mandados de busca e apreensão na Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira (13), na sexta fase da Operação Ápia. Os deputados Carlos Gaguim (Podemos) e Dulce Miranda (PMDB) são alvos da investigação, que é um desdobramento de uma operação que começou em Tocantins. Dulce é mulher do governador do Tocantis, Marcelo Miranda.

O R7 tentou entrar em contato com os dois deputados. O gabinete da deputada Dulce Miranda informou que não iriam comentar o caso. A assessoria do deputado Gaguim não respondeu.

Também estão sendo cumpridos oito mandados de intimação.  A operação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A assessoria da Câmara dos Deputados não comentou a operação da Polícia Federal em conjunto com a Procuradoria Geral da República.

A Operação Ápia foi deflagrada em outubro de 2016 pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Tocantins, para desarticular uma organização criminosa que corrompeu servidores públicos, agentes políticos, fraudou licitações públicas e execução de contratos administrativos celebrados para a terraplanagem e pavimentação em várias rodovias estaduais. O valor total desviado ultrapassa R$ 850 milhões, segundo a Polícia Federal.

As obras foram custeadas por recursos públicos adquiridos pelo Estado de Tocantins, por meio de empréstimos bancários internacionais e com recursos do BNDES, tendo o Banco do Brasil como agente intermediário dos financiamentos no valor total de R$ 1,2 bilhão.

De acordo com as investigações, os recursos adquiridos tiveram a União como fiadora da dívida contraída com Banco do Brasil e foram batizados pelo Governo Estadual como Programa Proinveste e Proestado.

 

A investigação apontou para um esquema de direcionamento das contratações públicas mediante pagamento de propina de empresários que se beneficiavam com recebimentos por serviços não executados. O núcleo político da Associação Criminosa era responsável por garantir as contratações e o recebimento de verbas públicas indevidas por parte dos empresários corruptores.

Nesta fase, apura-se os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro decorrentes de vários pagamentos de propinas realizados pela empresa Construtora Rio Tocantins – CRT, de propriedade do colaborador Rossine Ayres Guimarães, a integrantes do Núcleo Político investigado. Estão sendo cumpridos mandados nas cidades de Palmas/TO, Araguaína/TO e em Brasília/DF.

FONTE: R7.COM

Tags

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]