Extra

PF faz operação contra garimpo ilegal em reserva indígena na Amazônia

Policiais deflagraram operação após satélites indicarem ao menos 20 pistas de pouso na Terra Indígena Yanomami, em Roraima

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29) uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima, na fronteira com a Venezuela.

São cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Boa Vista/RR, Alto Alegre e Campo Grande/MS, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima após manifestação favorável do Ministério Público Federal.

Análise de imagens de satélite indicam a presença de ao menos 20 pistas de pouso ilegais no interior da Terra Indígena Yanomami, as quais viabilizariam a expansão da atividade mineradora irregular na região. Foi constatada a ação de pilotos de aeronaves e helicópteros que seriam responsáveis pelo frete de pessoas e de insumos que viabilizariam a extração ilegal de minério.

Segundo o inquérito, essa expansão contribuiria para a degradação ambiental de quase 6.000 hectares verificada entre os anos de 2018 e 2020 na reserva indígena.

Além disso, o transporte e permanência de garimpeiros na região estaria relacionado com a possibilidade de infecção e morte de milhares de Yanomami, no atual momento, em razão do coronavírus. Atualmente, estima-se que haja cerca de 20 mil garimpeiros atuando no local, graças, também, à logística área ilegal de bens e pessoas.

Além dos pilotos, também são alvos das buscas suspeitos de explorarem diretamente o garimpo na região e outros crimes correlatos, como o armazenamento irregular de combustíveis.

Haquiri

O nome da operação faz alusão ao ato de suicídio “ritualístico” nipônico em razão de um suspeito com ascendência oriental ter destruído aeronaves, ao descobrir a investigação da PF.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese