Caso envolve “incidente grave de segurança cibernética”, revelado pelo Correio, e que atingiu sete ministérios e também o Coaf
A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) irão investigar possível ação de hacker contra o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) Multiórgão de sete ministérios, da Casa da Moeda e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O SEI é um sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de várias pastas e de diversos órgãos do governo.
Os ministérios alvos de possíveis ações de invasores cibernéticos foram: Gestão, Fazenda, Povos Indígenas, Orçamento, Previdência Social, Desenvolvimento e Indústria, Igualdade Racial e Mulheres.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou nesta quarta um boletim interno apontando a ocorrência de um “incidente grave de segurança cibernética”, que atingiu ontem, à partir das 11h, essas pastas e órgãos.
O Correio teve acesso a um boletim interno da pasta, com o carimbo de “urgente” e intitulada “Incidente de TI” (tecnologia da informação).
“As equipes estão atuando para assegurar que os dados estejam íntegros e seguros. Ainda não há previsão para a conclusão do reparo”, informou a nota de ontem.
O ministério solicitou aos funcionários que, “diante da situação, busquem soluções alternativas para não ter paralisação de nenhum processo ou procedimento urgente”.
Em outro trecho, o boletim pede aos servidores que “informem todos os casos em que os computadores estejam sem acesso à internet e procurem utilizar outra máquina que tenha acesso”.
Procurado na tarde desta quarta-feira (24/07) pelo Correio, o Ministério da Gestão informou que divulgaria uma nota pública, na qual confirma que houve um “incidente de segurança cibernética”, mas o “grave” não está presente, diferente do boletim interno. A pasta diz que o incidente se “restringiu ao SEI Multiórgão e algunas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional”.
Diz ainda que o SEI dos demais órgãos não foi afetado, assim como os serviços ofertados ao cidadão via “gov.br”.
“As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, diz a nota do MGI.
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE
Add Comment