Policial

PF desarticula organização criminosa envolvida no desvio de recursos obtidos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta segunda-feira (30), a Operação Fair Play, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no desvio de recursos obtidos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A operação cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo.

O esquema era liderado por um ex-servidor do Ministério do Esporte, exonerado em 31 de janeiro de 2019. As investigações começaram após uma denúncia e incluíram a análise de documentos e projetos executados entre 2019 e 2022 por cinco entidades sem fins lucrativos, sendo quatro delas localizadas em Belo Horizonte e uma em São Paulo.

A investigação revelou que a organização criminosa criava associações e empresas com sócios interligados para apresentar múltiplos projetos esportivos, burlando o limite imposto pela LIE. Além disso, os envolvidos direcionavam contratações para prestadores de serviço ligados aos dirigentes das associações e criavam empresas fictícias para emitir notas fiscais fraudulentas, simulando despesas inexistentes.

O grupo se apropriava dos recursos por meio dessas empresas vinculadas e intermediários, praticando lavagem de dinheiro por meio de movimentações financeiras suspeitas. A PF e a CGU continuam investigando a amplitude do desvio de recursos e as ligações entre os envolvidos.

FONTE: JORNAL DE BRASÍLIA

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress