Policiais cumprem 39 mandados de busca e apreensão em 12 estados em todas as regiões
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) uma operação nacional para combater o armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil. Mais de 150 policiais cumprem 39 mandados de busca e apreensão em 12 estados, e 17 pessoas foram presas em flagrantes. Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A corporação não informou onde as prisões em flagrante foram realizadas. “A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, ressaltou em nota.
Confira o número de mandados por estado:
- Amazonas: 1
- Mato Grosso: 2
- Mato Grosso do Sul: 2
- Minas Gerais: 1
- Pará: 1
- Paraná: 9
- Piauí: 1
- Rio de Janeiro: 3
- Rio Grande do Sul: 6
- Rondônia: 2
- Santa Catarina: 4
- São Paulo: 7
Denúncias
Dados da ONG (organização não governamental) Safernet divulgados em fevereiro deste ano mostrou que as denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023. O resultado foi o maior da série histórica, iniciada em 2006. Foram 71.867 queixas no ano passado, superando o recorde anterior, registrado em 2008 (56.115 denúncias), em 28%. Em relação a 2022, houve alta de 77,1%.
Add Comment