Policial

PF abre apuração preliminar sobre voo de brasileiros deportados dos EUA

Grupo disse que sofreu agressões e maus-tratos em aeronave americana

A Polícia Federal informou que já começou a ouvir os brasileiros deportados dos Estados Unidos na última sexta-feira (24). O objetivo é saber se houve abusos por parte do governo norte-americano. Se a PF verificar indícios de crimes, uma investigação formal será aberta.

O Itamaraty vai pedir nesta segunda-feira (27) informações aos Estados Unidos sobre o uso de algemas e denúncias de maus-tratos.

Os brasileiros relataram problemas com falhas técnicas na aeronave, agressões e ameaças durante o voo que saiu dos EUA e fez escala em Manaus. No Amazonas, o Brasil assumiu a custódia dos 88 deportados assim que eles desembarcaram. Depois o grupo seguiu para Belo Horizonte.

Ajuda Humanitária

O presidente Donald Trump suspendeu, por 90 dias, os repasses de recursos para ajuda humanitária prestada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). O órgão é parceiro da Operação Acolhida, que recebe venezuelanos que fogem do regime de Nicolás Maduro pela fronteira de Roraima (RR) desde 2017.

O governo brasileiro disse que busca alternativas para não deixar o projeto sem recursos.

Em nota, a OIM disse que avalia os impactos da decisão do presidente americano e que está comprometida com “o diálogo construtivo” com Estados Unidos e Brasil.

Veja íntegra da nota:

“Estamos cientes da decisão do governo dos EUA de suspender todos os financiamentos de assistência externa e estamos cumprindo todas as ordens legais, assim como fazemos com todas as diretrizes de nossos Estados-membros. Embora continuemos a analisar os impactos dessa ação, a OIM tem um histórico de longa data de colaboração com uma ampla variedade de governos de nossos Estados-membros ao redor do mundo. Como um dos membros fundadores da OIM, os EUA têm sido um parceiro fundamental, e trabalhamos com todas as administrações desde a nossa fundação. Continuamos comprometidos com o diálogo construtivo com as lideranças dos EUA e do Brasil para destacar os benefícios mútuos da colaboração.”

FONTE: SBT NEWS

Comentar

COMPARTILHE

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress