Mundo

Peru prorroga estado de emergência na capital

Mortes de manifestantes durante protestos agravam crise política no país

O Peru declarou estado de emergência na capital Lima e em três outras regiões, enquanto os protestos contra a presidente Dina Boluarte se espalham pelo país.

Quase 50 pessoas morreram durante os distúrbios desencadeados pela deposição e prisão do ex-presidente esquerdista Pedro Castillo no início de dezembro, depois que ele tentou fechar o Congresso antes da votação de seu impeachment.

O estado de emergência, que vai durar 30 dias, confere aos militares poderes para restabelecer a ordem e limita os direitos de circulação e reunião. O porto de Callao, nos arredores de Lima, e as Províncias de Puno e Cusco, no sul, também estão cobertos pelas medidas anunciadas na noite de sábado 14.

Tentando conter o descontentamento, Boluarte — que foi vice-presidente de Castillo e vem do mesmo partido de esquerda — já havia prometido antecipar as eleições de 2026 para abril de 2024. Ela perdeu vários ministros esta semana devido às consequências da violência.

Na sexta-feira 13, ela se desculpou pelo derramamento de sangue durante os protestos, mas rejeitou os pedidos dos manifestantes por sua renúncia.  “Algumas vozes de facções violentas e radicais estão pedindo minha renúncia e levando a população ao caos, desordem e destruição”, disse ela em um discurso televisionado. “Não vou renunciar. Meu compromisso é com o Peru.”

FONTE: REVISTA OESTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com