Minerva Foods e Phibro Animal Health juntam-se para criar o PEC – Programa de Eficiência em Carcaça, cujo objetivo principal é produzir, hoje, o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, excelente acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso ao abate, padronização e ph da carne.
A pecuária brasileira tem rebanho de 220 milhões de bovinos, produção anual de 9,5 milhões de toneladas, exportação de 1,5 milhão de toneladas de carne e 1,3 milhão de pecuaristas. Os números são expressivos, porém há ainda muito espaço para crescer em termos de produtividade, eficiência e boas práticas em todas as fases (cria, recria e terminação), incluindo conforto e bem-estar animal.
“O PEC objetiva contribuir para a pecuária brasileira atingir um novo patamar de eficiência, a partir da disseminação de boas práticas, integração dos vários elos da cadeia produtiva – criadores, indústria da carne, indústria de insumos e pesquisa – e apoio aos pecuaristas para produzir mais e melhor e, assim, atender às necessidades da indústria frigorífica e satisfazer as crescentes exigências dos consumidores finais”, ressalta Maurício Graziani, presidente da Phibro Animal Health no Brasil.
“Mediante melhoria de renda e de acesso à informação, os consumidores têm se tornado mais exigentes. Dessa forma, questões relacionadas à qualidade, considerando seus mais variados aspectos, ganham cada vez mais importância. Com o programa, buscamos identificar os melhores perfis de carcaça, para atendimento aos principais mercados internos e externos, bem como reconhecer e fomentar as melhores práticas de produção”, aponta Luis Ricardo Luz, COO da Minerva Foods.
O PEC envolve um modelo de reconhecimento, valorização e divulgação das melhores práticas para uma pecuária eficiente e é sustentado pela temática da “padronização que gera resultado”.
Trata-se de um projeto de médio a longo prazo, que oferece – a partir de orientação e processos – oportunidades para os produtores melhorarem os seus indicadores de eficiência em termos de padronização e produção de carcaças com maior valor percebido junto aos consumidores.
O PEC – Programa de Eficiência em Carcaça tem como base produtiva o conceito do BOI 7-7-7, fruto de trabalhos conduzidos pelos pesquisadores da APTA – Colina (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) O BOI 7-7-7 é o resultado de pesquisas de mais de uma década do uso de novas tecnologias, avaliando o seu impacto sobre o desempenho (da desmama ao abate), identificando interferências de uma fase sobre outra e fazendo análises de viabilidade econômica, para orientar os pecuaristas em suas decisões em termos de nutrição, controle sanitário, genética, gestão e manejo. Os critérios de mensuração do PEC serão validados pelos pesquisadores da APTA – Colina.
Passo a passo do PEC
O primeiro passo do PEC é atrair os pecuaristas interessados em produzir os bovinos do futuro. Os criadores interessados em melhorar o seu desempenho segundo os parâmetros qualitativos do programa devem-se inscrever no site www.minervafoods.com.br/pec.
O passo seguinte é a avaliação do atual estágio da propriedade e, depois, a multiplicação de conhecimentos técnicos para melhoria dos indicadores de produção, com orientação dos pecuaristas para tomada de decisões.
O PEC também prevê o reconhecimento e a valorização dos pecuaristas que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade.
“Nossa proposta é ter impacto sobre o desempenho da pecuária brasileira. Para isso, trabalharemos com disseminação de conhecimento e reconhecimento e divulgação das melhores práticas e dos resultados efetivos nas propriedades. Temos confiança de que esse processo contribuirá para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade das carcaças, o que também é desejo de todos os pecuaristas, pois lhes trará ganhos econômicos”, ressalta Mauricio Graziani.
“Em seu primeiro ano, o PEC será um grande laboratório para nos ajudar a identificar os melhores perfis de carcaça e os resultados que trazem para o sistema, buscando o melhor aproveitamento de cortes nas fábricas. Será também o primeiro passo da Minerva no sentido de valorizar mais a qualidade na negociação com os pecuaristas. Nosso objetivo é reconhecer o que é bom para os produtores, para a indústria e para os consumidores, além de fomentar as melhores práticas de produção, para melhorar os ganhos de forma contínua e sustentada”, conclui Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado da Minerva Foods.
Sobre a Minerva Foods
A Minerva Foods é a líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. A Companhia possui atualmente capacidade diária de abate de 26.380 cabeças de gado e de desossa equivalentes a 27.966 cabeças de gado. Presente no Brasil, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai e na Colômbia, a Minerva opera 26 plantas de abate e desossa e três plantas de processamento. Nos últimos doze meses findos em 30 de setembro de 2018, a Companhia apresentou receita bruta de vendas de R$ 16,65 bilhões, 44% acima da receita bruta do mesmo período de 2017. (www.minervafoods.com)
Sobre a Phibro Animal Health Corporation
Phibro é uma empresa global em saúde e nutrição animal, dedicada ao atendimento da crescente demanda mundial por proteína animal. A empresa possui mais 1.400 apresentações de produtos, está presente em mais 65 países e tem orgulho de ser parceiro de confiança para produtores, nutricionistas e veterinários, oferecendo soluções inovadoras e serviços de qualidade para produzir alimentos saudáveis e acessíveis. (www.pahc.com/brazil)
FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO
Add Comment