Passageiros dormem no chão do Aeroporto de Congonhas e querem optar por rodoviária para voltar para casa
A manhã desta segunda-feira (dia 10) é de longas filas e espera no Aeroporto de Congonhas. Nas primeiras horas do dia, passageiros que não conseguiram embarcar cercavam funcionários de companhias aéreas em busca de informações sobre vouchers alimentação, hospedagem ou remarcação de voos. As filas tinham centenas de pessoas e preenchiam toda a área do check-in até as escadarias do embarque.
Entre 6h e 7h, ao menos sete voos — para o Rio, Curitiba, Porto Alegre, Navegantes, Campo Grande e Vitória — foram cancelados, de acordo com o painel informativo aos passageiros.
A madrugada que passou teve passageiros dormindo no chão e em bancos do aeroporto. O analista de operações David Souza, de 27 anos, chegou à Congonhas ontem por volta das 18h e não conseguiu embarcar no voo com destino à Belo Horizonte.
— Não consegui hotel porque sempre remarcavam meu voo para um horário próximo. Foram quatro tentativas. A última vez foi por 5h40 da manhã — diz. — Não quero mais embarcar. Agora estou tentando um jeito para ir embora. A viagem não faz mais sentido, pois eu voltaria hoje mesmo. Só quero um voucher de táxi para ir para casa, pois moro em Embu-Guaçu, e a viagem de táxi custará por volta de R$ 300.
Há quem comece a cogitar chegar ao destino de ônibus. É o caso do representante comercial Clemiuson Beares, de 40 anos, que tenta chegar à Vitória, no Espírito Santo, desde ontem à tarde. Ele estava em Florianópolis com um grupo de amigos para uma celebração da Oktoberfest.
— Nosso voo foi desviado à Viracopos. Chegamos a ficar três horas parados na pista dentro da aeronave. Chegamos a Guarulhos às 23h e soubemos que não havia mais como embarcar. O voo foi remarcado para as 21h. Estou cogitando voltar para casa de ônibus — afirma Beares: — Moro na cidade de Colatina. Chegarei ao aeroporto do Espírito Santo e ainda será preciso percorrer mais de cem quilômetros.
Cancelamentos e retorno da operação
As operações de pouso e decolagem no Aeroporto de Congonhas foram retomadas após o incidente de domingo. A pista foi liberadas às 22h18 de ontem.
A pista ficou interditada desde 13h32 após uma aeronave de pequeno porte apresentar problemas durante o pouso, causando saída de pista e parando na taxiway. Cinco pessoas estavam na aeronave e não sofreram ferimentos.
Durante todo o domingo, 116 voos foram cancelados partindo do Aeroporto de Congonhas e 117 chegando.
As investigações sobre a causa do acidente estão sendo conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica.
FONTE: EXTRA
Add Comment