Teia Digital

PALESTRA INICIA PROGRAMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA – Por Silvio Persivo

No Brasil parece que ganha sempre. “Às vezes a mediocridade laboriosa ganha da criatividade preguiçosa” ( Jaime Lerne).

PROJETO MOEDA DIGITAL SOCIAL

O Projeto Moeda Digital Social, que atualmente atende a sete municípios, com 400 comércios cadastrados, mais de três mil famílias atendidas e movimentando mais de R$ 2 milhões em limite, será lançado em Porto Velho, no condomínio Orgulho do Madeira; e em 60 dias em Ouro Preto do Oeste. O diretor financeiro do Banco do Povo de Rondônia, Arnaldo Campos, apresentou ao governador Confúcio Moura o cartão magnético para a capital, que será denominado de Moeda Digital Social Coração de Rondônia, e informou que a uma campanha nos meios de comunicação irá definir o nome da moeda de Ouro Preto do Oeste. O projeto é gerenciado pelo Fundo de Apoio ao Empreendimento Popular de Ariquemes (Faepar). Confúcio explicou que a moeda social tem um papel importante no desenvolvimento econômico, uma vez age como um represamento de recursos na economia local justamente em função de um mercado de trabalho, beneficiando a todos. “Esse modelo de moeda social utilizando cartão magnético só tem em Rondônia”, destacou Moura.

 SEM SURPRESAS

Para quem acompanhava, com isenção, a campanha eleitoral deu o esperado. De fato foi um massacre tanto de marketing como de recursos financeiros. Enquanto a campanha de Hildon Chaves utilizava pesquisas e um acompanhamento moderno, que é essencial em campanhas eleitorais, o achismo predominou na assessoria de Léo Moraes. Não houve, em nenhum momento, a visão de que, por ser mais jovem, Moraes precisava demonstrar maior maturidade e, na medida em que a disputa desandava para o nível da cintura isto, invariavelmente, o prejudicaria. Deu no que deu. Agora vamos ver como será a administração do novo prefeito. Afinal de marketing e de discurso já provou que é bom. Vamos ver de administração.

PALESTRA INICIA PROGRAMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) inicia, nesta terça-feira (01), a programação do Dia da Consciência Negra, com o tema Igualdade, Valor e Atitude, o Governo de Rondônia, em palestra sobre Afirmativas de Igualdade Racial, do professor Everaldo Lins, visando a reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no país. A abertura acontece às 9h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O objetivo do evento é contribuir com o combate ao racismo, assim como resgatar a identidade racial, a auto estima e a cidadania do povo negro. O 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695. Sendo assim, o Dia procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549)

NOVO FORMATO DA VOZ DO BRASIL

Estreou ontem (31), com uma nova forma, o programa A Voz do Brasil, o programa de rádio mais antigo do Brasil, que busca ser interativo e próximo do cidadão. Com novos quadros jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes, o programa gerado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) procura ter uma maior participação do público e mais audiência.  A ideia central é oferecer um programa que lembre menos o formato solene e distante de décadas anteriores e tenha uma linguagem menos formal, mais próxima do cidadão. O programa contará com novos apresentadores – Airton Medeiros e Gláucia Gomes. “A ideia da nova Voz do Brasil é aproximar o cidadão, trazê-lo mais para perto da notícia, da informação. Fazer com que o cidadão interaja com o que fazemos aqui na EBC. A gente não pode estar distante”, disse Gláucia em entrevista à Agência Brasil.

AVALIAÇÃO DA JUSTIÇA

O Índice de Confiança na Justiça, elaborado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, aponta que o Poder Judiciário desfruta somente de 29% da confiança da população, estando muito atrás das Forças Armadas, que lidera o ranking com 59%, da Igreja Católica (57%), da Imprensa escrita (37%),  do Ministério Público (36%), das grandes empresas (34%) e emissoras de TV (33%). Atrás do Judiciário segue a polícia, com 25% da confiança da população, os sindicatos, com 24%, redes sociais (Twitter/Facebook), com 23%, Presidência da República, com 11%, Congresso Nacional, com 10% e partidos políticos, com 7%. Foram entrevistadas 1650 pessoas nas capitais e regiões metropolitanas dos seguintes locais: Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo durante o primeiro semestre de 2016.  Segundo Luciana de Oliveira Ramos, coordenadora do estudo, apesar das instituições políticas sempre apresentarem índices de confiança mais baixo, o contexto político do período explica a piora no desempenho da Presidência da República, partidos políticos e do Congresso. A ampla exposição do funcionamento dessas instituições na mídia seguramente provocou um impacto negativo na avaliação da população”.

 

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