Na noite desta quarta-feira (19), o espetáculo “Homens de Solas de Vento” marcou o início da edição 2014 do projeto Palco Giratório em todo o país. Com o teatro lotado, a montagem emocionou o público. Porto Velho é a quarta capital brasileira a receber a abertura do projeto e, com um público cada vez mais crescente e participativo, se tonando uma rota obrigatória para companhias e artistas de todo o país.
Na cerimônia de abertura, representantes dos departamentos nacional e local do Sesc salientaram a importância do projeto no fomento a cultura e acesso a arte por todos os públicos, e o lugar de destaque que a capital alcançou durante os 17 anos de trabalho desenvolvido junto ao Palco Giratório, sendo que há seis ele é realizado no estado no formato de festival. “A escolha de Porto Velho [para sediar esta abertura] foi técnica, com base no trabalho desenvolvido ao longo dos anos”, salientou a gerente do Departamento Nacional de Cultura do Sesc, Márcia Rodrigues.
A gerente também falou do objetivo do projeto, que este ano deve passar por mais de 40 municípios, com mais de 700 ações entre espetáculos, performances, intervenções, oficinas e workshops. “É levar o Brasil para conhecer o Brasil. Ultrapassar as fronteiras geográficas. O Palco é o maior projeto de fusão e conhecimento da cultura no país”, afirma Márcia.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Araújo Coelho, destacou o esforço do departamento local para a realização do projeto. “É um projeto de suma importância para a nossa cultura e só é possível graças ao esforço dos nossos colaboradores”, diz Raniery.
“Estar aqui é uma realização”
“Homens de Solas de Vento”, da companhia paulista Solas de Vento, é um espetáculo que mistura teatro, dança e circo e conta a história de dois homens que, impedidos de embarcar, têm que se adaptar a situação, tendo apenas o espaço do saguão e suas malas. O espetáculo, fruto de pesquisas sobre a utilização de elementos de circo no teatro, foi o primeiro trabalho da Cia, que possui no repertório as peças “Os Perdidos” e “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, também marcados pela coreografia circense, aliada ao tema viagem, que é a característica principal do trabalho do grupo.
É a primeira vez que Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues se apresentam em Porto Velho e a expectativa era grande. De acordo com os atores, a distância geográfica e o alto custo são barreiras enfrentadas para que, espetáculos como este, cheguem a outras regiões do país. “Estar aqui é uma realização pessoal e da companhia. Nós tínhamos o desejo, mas a viabilização, a capitação de recursos é difícil. Esse projeto é um presente para nós e para o público”, afirma Ricardo.
Esta foi a primeira apresentação da companhia no projeto deste ano e se preparam para circular todo o país até o mês de dezembro.
Em Porto Velho, a programação especial de abertura segue até domingo (23) e, nesta quinta-feira (20), tem o espetáculo “Viúva, Porém Honesta”, do Grupo Magiluth – PE, às 20h noTeatro Um do Sesc Esplanada.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 20/03 (quinta-feira)
– Performance – Curuminzado / Apresentação A (Escovação)
Grupo Soufflé de Bodó Company – RO
17h
Praça Aluízio Ferreira
– Viúva porém honesta
Grupo Magiluth – PE
20h
Teatro Um do Sesc Esplanda
21/03 (sexta-feira)
– Avoar
Grupo Raízes do Porto – RO
9h30
Teatro Um do Sesc Esplanada
– Workshop / A performance nas diferentes linguagens artísticas
Professores doutores Marcos Bulhões e Marcelo Denny – SP
14h às 18h
Audicine do Sesc Esplanada
– Louça Cinderela [duas sessões]
Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos – RS
– 19h30 e 20h30
Tapiri – O imaginário
22/03 (sábado)
– Workshop / A performance nas diferentes linguagens artísticas
Professores doutores Marcos Bulhões e Marcelo Denny – SP
8h30 às 12h30 no Audicine do Sesc Esplanada
– Próteses – Aparelhagens humanas e outras poesias
Núcleo de pesquisa em artes cênicas – Sesc/RO
17h30
Teatro Um do Sesc Esplanada
– Do Repente
Grupo Lamira – TO
– 20h
Praça das três caixas d’água
23/03 (domingo)
Performance – Curuminzado / Apresentação B (Batalha)
Grupo Soufflé de Bodó Company – RO
18h30
Área de convivência do Sesc Esplanada
– Corponectivos
Núcleo de pesquisa em dança contemporânea – Sesc/RO
– 20h
Teatro Um do Sesc Esplanada
Fonte: Folk Produções
Add Comment