Esporte

Painel Politico – “Rondônia quer o PT governando Rondônia”. Será? – por Alan Alex

Roberto Sobrinho, Epifânia Barbosa e Claúdio Carvalho vão à Brasília para convencer executiva do PT que Padre Ton ganha governo

Bonde

PTTEmbarcam para Brasília nesta madrugada os deputados petistas Claudio Carvalho e Epifânia Barbosa, além do ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. Eles pretendem convencer a executiva do PT nacional que Padre Ton deve ser o candidato ao governo pela legenda. As informações são que o PT terá mesmo que apoiar o PMDB, quer queira ou não. Mesmo Confúcio não querendo.

Canto da sereia

PTTNas últimas semanas, os petistas de Rondônia passaram a “bater” no governador Confúcio Moura na expectativa de atrair o senador Ivo Cassol e seu grupo. Como as conversas esfriaram, eles resolveram adotar a estratégia, que pelo jeito, não está funcionando. A atual executiva petista conseguiu isolar ainda mais a legenda, que está falando sozinha. Confúcio já descartou qualquer acordo com o PT nesse primeiro turno, assim como já rifou também o PC do B.

Porém

ELEIÇÕESO governador anda arrastando asa para o lado do DEM, PTB e claro, o PDT. No partido comandando por Nilton Capixaba, que sabe-se lá porque ainda não foi condenado pelo escândalo da Máfia dos Sanguessugas (2006), o nome mais indicado para ser vice seria o de Léo Moraes, vereador em Porto Velho com 30 anos completados em janeiro último. Léo garante que não foi sequer sondado sobre o assunto e disse que “aceita o convite para ser candidato a deputado estadual”. O PDT teria alguns nomes a oferecer, mas a idéia é ampliar o leque, e o partido comandando pelo senador Acir Gurgacz vem em último caso. Quem também anda se bandeando para o lado do PMDB é o DEM, de José Bianco.

Mais conversas

psb-bandeiraNa semana passada o PSB, de Mauro Nazif ouviu a conversa do senador Ivo Cassol. Falaram, falaram, mas não chegaram a lugar nenhum. Porém, quem engrossa as fileiras do PSB é o ex-secretário de Turismo do Estado Júlio Olívar, pessoa muito próxima a Confúcio e que vem trabalhando pesado para tentar ser indicado a vice do peemedebista. Olívar já foi candidato a vice em 2006, na época ele estava no PC do B e a petista Fátima Cleide era a cabeça de chapa. Porém, a possibilidade disso acontecer é bastante remota.

Marcando presença

mauraoO deputado estadual Maurão de Carvalho realiza, nesta terça-feira, um café da manhã com a imprensa para “reafirmar sua pretensão para disputar o governo”. O evento será no Hotel Ecos, em Porto Velho e o parlamentar explica, “o ato contará com a presença de lideranças, da capital e do interior, que estão alinhados com meu nome como pré-candidato ao Governo do grupo político liderado pelo senador e presidente regional do PP, senador Ivo Cassol”.

Segundo Maurão

mauraoJá existem mais de 10 partidos apoiando sua pré-candidatura, “que a cada dia tem recebido novas adesões e o apoio espontâneo de lideranças de todas as regiões do Estado”. E nesta segunda-feira, em entrevista a um programa de rádio na capital, o vice-presidente estadual do PR, deputado estadual Flávio Lemos declarou seu apoio a pré-candidatura de Maurão ao governo.

Mas, e Jaqueline?

Sem título-3Ao ser questionado sobre a pré-candidatura de Jaqueline Cassol ao governo, o deputado afirmou, “sou vice-presidente regional do PR e não fui ainda comunicado da pré-candidatura da Jaqueline Cassol”. Para Flávio Lemos, “o nome do deputado Maurão é o melhor, dentro do grupo, por ter experiência na vida pública e por agregar em torno de si diversas lideranças. Por isso, estou apoiando o seu projeto de pré-candidatura ao Governo”. Outro que também partiu abertamente em apoio a Maurão de Carvalho foi o deputado Lebrão.

Sem chance

ELEIÇÕESO deputado Lebrão, presidente do nanico PTN e 1º Secretário da Assembleia, disse à coluna que conversou com o senador Ivo Cassol na semana passada e deixou claro que não tem interesse algum em caminhar com o grupo, caso Jaqueline seja a candidata, “falei para o senador que meu candidato é o Maurão. Achei até que ele fosse brigar comigo, mas ele aceitou minha posição”, disse o parlamentar.

Na correria

Sem título-3Enquanto isso, Jaqueline Cassol passou o fim de semana em uma série de reuniões pelo interior. Esteve em Vilhena, Colorado, Pimenta Bueno e Cacoal. Falou sobre sua pré-candidatura, concedeu entrevistas e afirma, “meu nome está à disposição do partido. Se for preciso, abro mão da candidatura, vou de vice, saio para federal, enfim, o que minha legenda decidir”, disse a advogada e empresária.

Enquanto isso

Confúcio cumpre agenda de candidato. No último sábado reuniu uma claque de cerca de 800 pessoas (peemedebistas, comissionados e simpatizantes) na inauguração de uma usina de calcário em Pimenta Bueno.

Dia 10

ELEIÇÕESA partir do próximo dia 10 estão autorizadas pela Justiça Eleitoral as convenções partidárias para escolha dos candidatos. O prazo encerra dia 30. Os partidos e coligações tem até às 19 horas do dia 5 de julho para apresentarem o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Falando em registro

TSEAlgumas pessoas questionaram o fato de que a consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tem valor normativo, por isso a situação de Expedito Júnior não estaria assim tão, digamos, consolidada. De fato, a consulta não tem valor normativo, mas ela mostra a opinião e a forma como a Corte vai conduzir determinados assuntos. Portanto, já mostra que, caso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indefira o registro estará indo na contramão do entendimento do TSE.

Fale conosco

painelPelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação:nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acessehttp://painelpolitico.com/grupos-de-noticias

Aprender segunda língua retarda o envelhecimento do cérebro

cerebroAprender uma segunda língua pode causar um efeito positivo sobre o cérebro, amenizando seu envelhecimento. O benefício é possível mesmo que o aprendizado aconteça na idade adulta, constata um novo estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, publicada na revista Annals of Neurology. Os pesquisadores descobriram que a leitura, fluência verbal e inteligência foram melhorados em um estudo aplicado em 262 pessoas com 11 ou 70 anos. Uma pesquisa anterior já havia sugerido que ser bilíngue poderia retardar o aparecimento da demência por vários anos. Os testes tinham o objetivo de averiguar se o aprendizado de línguas melhora as funções cognitivas. O cientista Thomas Bak, do Centro de Envelhecimento da Universidade de Edimburgo, foi quem comandou os trabalhos. Bak disse que encontrou o padrão significativo de melhorias na atenção, foco e fluência das atividades cerebrais.

 

 

 

 

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese