O fogo tem destruído parte da vegetação na região e moradores reclamam que a fumaça tem ocasionado problemas na respiração
Quem passou pelas proximidades da região da cidade de Ouro Preto, sobretudo neste feriado de 07 de Setembro, terça-feira, se deparou com o céu esfumaçado, isto por causa das frequentes queimadas que tem ocorrido no entorno da cidade.
Respiração
A umidade relativa do ar tem ficado, na região, no últimos dias, com a minima de 10% e a máxima de 47%, segundo dados do Clima Tempo, o que é um percentual bem abaixo do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como seguro – que é acima dos 60%. Este fator aliado à fumaça tem feito as pessoas enfrentar surgimento e agramento de problemas respiratórios.
“Nós últimos dias o pessoal aqui em casa tem, inclusive eu, temos sentido a garganta ficar rouca e o ar ficar mais difícil para respirar. A gente olha para as regiões dos morros e só vê a fumaça cobrindo tudo. As pessoas que fazem isso [praticam as queimadas] não tem um minimo de preocupação com o próximo. Eu fico pensando no quanto as pessoas mais idosas e as crianças têm sofrido nesse período”, lamentou uma moradora.
Queimadas
Uns cinco quilômetros antes de chegar a Ouro Preto, isto para quem está à cidade a partir de Ji-Paraná, podem ser vistos, em ambas as margens da BR-364, os rastros deixados pelas chamas com pastagens e árvores queimadas.
As pessoas que passam pela BR tem relatado que as queimadas tem ocorrido sempre no período noturno.
FONTE: DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Add Comment