Será ampliado o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 horas para 1.000 horas anuais. Haverá a inserção de disciplinas eletivas, projetos de vida e estudo dirigido
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joaquim de Lima Avelino, da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, torna-se escola-piloto e implantará o Novo Ensino Médio, que definirá uma nova organização curricular e itinerários formativos.
A medida, que abrangeu 20 escolas estaduais, visa contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através da Lei n° 13.415/2017, que estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Entre as alterações, está a ampliação do tempo mínimo do estudante na escola, que era de 800 horas e passará a ser de 1.000 horas anuais.
Também se destacam as diretrizes curriculares, com a inserção de disciplinas eletivas, projeto de vida e estudo dirigido, com ênfase na iniciação científica, educação financeira e empreendedorismo. No total, os alunos terão seis aulas diárias de 52 minutos cada, com intervalo de 18 minutos, totalizando 5 horas e 12 minutos.
Na visão da coordenadora regional de Educação de Ouro Preto, professora Marivone Rezende Araújo, o Novo Ensino Médio tem por finalidade propiciar aos estudantes o fortalecimento das aprendizagens e conhecimentos essenciais, bem como colaborar para uma formação integral mais humanizada.
Marivone destacou ainda que os alunos terão a grande oportunidade de estudar e aprender conhecimentos indispensáveis para a vida em sociedade e, principalmente, finalizar o Ensino Médiomais preparados para a realidade do mundo do trabalho.
FONTE: Gazeta Central
Add Comment