Trinta e uma pessoas foram presas preventivamente na manhã desta quinta-feira (24), durante a Operação Ordo Partium, deflagrada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), para combater quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas e organizações criminosas dentro e fora de presídios de Porto Velho. Os policiais apreenderam cadernos com anotações dos investigados, celulares, uma arma de fogo e munições, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
Os detalhes da ação, foram repassados durante uma coletiva de imprensa realizada nesta tarde. Cerca de 170 policiais entre civis e militares deram cumprimento aos mandados de busca e prisão, no Presídio Federal, Urso Panda, Urso Branco, Jorge Thiago Aguiar Afonso, o 603, e Milton Soares de Carvalho, o 470. Também foram cumpridos mandados de busca e prisão em apartamentos situados no Residencial Orgulho do Madeira, além de diversos endereços localizados na Capital, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena.
Segundo a Polícia, as investigações foram iniciadas no ano de 2018, após a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), receber informações de que integrantes de facções criminosas atuantes nos presídios, estariam organizando uma festa com direito a distribuição de drogas.
Ao longo das investigações, os policiais apuram crimes praticados tanto no interior das unidades prisionais, como fora dos presídios, mas após ordens escritas pelos líderes encarcerados.
A Polícia apurou ainda, que as comunicações internas e externas entre os integrantes da organização criminosa ocorriam tanto por meio de aparelhos celulares existentes dentro das unidades, como também, com uso de bilhetes, e até recados repassados por meio das visitas aos internos.
Os policiais continuam nas ruas, para localizar e prender oito pessoas que ainda estão foragidas. No total, 39 mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça.
FONTE: RONDONIAGORA.COM
Add Comment