Mais de 96 crianças e adolescentes de Rondônia, vítimas de crimes como maus tratos e violência sexual, foram atendidas por uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Operação acalento contou com atuação da Polícia Civil (PC/RO) e também resultou em, pelo menos, dez prisões no estado.
O secretário adjunto de operações integradas do ministério da justiça e segurança pública, Bráulio Vieira, destaca a importância de perceber mudanças de comportamento nas crianças.
Os vulneráveis têm uma peculiaridade de demonstrar sinais diante de agressões e violência contra eles. Normalmente, varia de cada personalidade da criança, sinais de modificações repentinas de humor, mas o mais importante é procurar as delegacias especializadas no combate à criminalidade nesse segmento. Temos, em quase todos os entes federativos, as delegacias especializadas que têm policiais treinados para detecção desse tipo de criminalidade e busca de criminosos. Disse Bráulio Vieira, Secretário adjunto de Operações Integradas
Em todo o país, a operação acalento resultou na prisão de mais de 1.400 pessoas acusadas de crimes contra crianças e adolescentes. Ao todo, mais de 16.500 vítimas foram atendidas.
Qualquer pessoa pode denunciar casos de violência de direitos humanos, de forma gratuita, pelo canal disque 100.
FONTE: SECOM MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
Add Comment