Mundo

ONU pede apuração sobre possíveis crimes de guerra cometidos em Gaza

A alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu nesta quarta-feira uma investigação sobre os possíveis crimes de guerra cometidos por Israel em Gaza e denunciou os ataques indiscriminados do movimento islamita Hamas contra zonas civis.

— Existe uma alta possibilidade de que o direito humanitário internacional tenha sido violado, o que pode constituir crimes de guerra — disse Pillay, citando como exemplo a destruição de casas e os civis mortos na Faixa de Gaza, entre eles crianças.

Pillay, que participa de uma reunião extraordinária do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre a ofensiva israelense, pediu uma investigação sobre cada um destes crimes. Também denunciou que, “mais uma vez, os princípios de diferenciação e de precaução não foram respeitados claramente nos ataques indiscriminados cometidos contra zonas civis pelo Hamas e por outros grupos palestinos armados”.

Pillay participava, em Genebra, de uma reunião urgente solicitada pelos palestinos e pelos países árabes para exigir que o direito internacional seja respeitado nos territórios palestinos ocupados. Um projeto que será submetido à votação dos participantes da reunião condena “firmemente as violações maciças e sistemáticas dos direitos humanos provenientes das operações militares israelenses desde 13 de junho nos territórios palestinos ocupados, em particular a ofensiva israelense em Gaza”.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com