Conheça as regras para utilização dos trajes típicos e informações dos desfiles
As bandas e danças típicas alemãs estão entre as principais atrações da maior festa alemã das Américas e segunda maior do planeta. Durante a 37ª edição da Oktoberfest Blumenau, o evento vai contar com diversas atrações que reforçam e celebram os laços estreitos com a Alemanha, berço da Oktoberfest em Munique.
Neste ano, a festa vai inovar ao trazer o DDC Entertainment, um grupo de dança alemão, campeão mundial de breakcdance, que estará pela primeira vez no Brasil. Além disso, vai contar com a participação de Steffen Peter Haas, conhecido como Peter Wackel, artista do estilo “Mallorca” e hitmaker das Oktoberfests, que será uma das atrações internacionais, junto com o Tim Toupet.
Celebrando a tradição
Marcelo Greuel, secretário de turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica, acredita que o evento é um sucesso desde a primeira edição e continua a trazer turistas do estado, de dentro e fora do país para prestigiar os desfiles, comidas típicas, apresentações culturais e claro, conhecer os atrativos do município de Blumenau.
“A maior festa alemã das Américas acontece em Blumenau, algo que se torna orgulho para os blumenauenses. Nosso evento representa a cultura dos imigrantes, sendo um símbolo de superação. A Oktoberfest tem características germânicas que são representadas durante o evento, na gastronomia, trazendo as principais comidas típicas, com as bebidas, trajes, danças culturais, os desfiles, e claro, a alegria que nosso povo transmite. A festa representa nossa cidade de uma forma tradicional e busca preservar essa tradição”, reforça.
A blumenauense Ana Paula Machado, que já participou dos desfiles desde os 14 anos, está animada com a próxima edição. Após dois anos sem festa, a ansiedade é grande.
“Teve ano que fui praticamente todos os dias e ir trajada faz a diferença, você entra no clima, incorporada, fica em outra sintonia. Todos socializam, turistas pedem para tirar foto, além de toda aquela preparação para montar os looks. Acabam levando um tirante, chapéu caneco de recordação”, conta a blumenauense.
Desfiles celebram cultura germânica
Durante os desfiles, a Oktoberfest sai dos pavilhões do Parque Vila Germânica e invade a tradicional Rua XV de Novembro – uma verdadeira representação da cultura germânica de Blumenau, que faz parte da história das festividades. Clubes, grupos folclóricos, bandas, alegorias e grupos de amigos e turistas se reúnem para celebrar as origens da Alemanha com muita alegria. Todo o ano, mais de três mil pessoas atravessam o local vestindo trajes típicos. Neste ano, os desfiles ocorrem sempre às quartas à noite e sábados à tarde. Serão dois novos carros alegóricos, o Carro da Capital da Cerveja e do Rollmops, sendo o BierHauptStadtWagen e Rollmopswagen. Confira as datas dos desfiles oficiais:
Rua XV de Novembro
5 de Outubro – Quarta-feira, às 19h00.
8 de Outubro – Sábado, às 16h.
12 de Outubro – Quarta-feira, às 16h.
15 de Outubro – Sábado, às 16h.
19 de Outubro – Quarta-feira, às 19h30.
22 de Outubro – Sábado, às 16h.
Vila Itoupava
09 de Outubro – Domingo, às 10h.
Regras para o traje masculino
Acessórios: Chapéu e lenço são de uso opcional, mas quando utilizados devem ser típicos germânicos.
Camisa: A camisa de tecido pode ser de manga curta ou comprida. As cores são opcionais, sempre harmonizando/combinando com todos os tecidos do traje.
Calça e Bermuda de tecido: Os trajes folclóricos alemães possuem calça social ou até a altura do joelho ou um palmo acima, sendo assim, considerada bermuda típica germânica.
A bermuda estilo “Lederhose”, originalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, desde que, devidamente caracterizada, observando a estrutura de corte em molde de traje típico, com complementos, tais como botões, braguilha (aba) e bordados típicos.
Suspensório: Este é de uso opcional, mas quando utilizado, deve ser costurado ou preso por botões, transpassado nas costas, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.
Coletes: Também de uso opcional, quando utilizados abotoados, não devem ser apertados demais. Sempre em cores e detalhes típicos germânicos que harmonizem/combinem com o traje.
Meias: São obrigatórias, preferencialmente até a altura do joelho ou um palmo abaixo.
Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô.
Sapatos: Será permitido sapato social, botina/bota e sapatênis ambos fechados e em cores caramelo, marrom, preto ou cinza podendo ser em tom degradê. Cadarços no mesmo tom do calçado. O Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.
Crianças menores de cinco anos podem utilizar qualquer tipo de calçado, desde que fechado e sem luz.
Regras para o traje feminino
Acessórios: Tiara ou guirlanda florida, chapéu e lenço são de uso opcional, mas, quando utilizados, devem ser em modelos típicos germânicos. Bolsa, também de uso opcional, deve ser de pequeno porte/tamanho e preferencialmente em modelo típico germânico. A composição deve harmonizar/combinar com o traje.
Avental: Também de uso opcional, quando utilizados devem ir até quatro dedos acima do comprimento do vestido.
Blusa: Mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra. As cores são opcionais, sempre harmonizando/combinando com todos os tecidos do traje. Quando acompanhadas do colete, o mesmo deve ser típico germânico e também combinando com os tecidos do vestido.
Vestido: Os vestidos ou saias típicas são aceitos com detalhes em renda ou bordado, originalmente longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele (sugestão do uso da bombacha – ceroula típica feminina germânica).
Meias: Seu uso é opcional, mas quando usadas devem estar preferencialmente na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô.
Sapatos: Somente será permitido o uso de sapato, sapatilha e botina, ambos fechados sem deixar os dedos e calcanhar à mostra. Devem ser nas cores que combinem com o traje podendo ser em tom degradê. Cadarços no mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.
Crianças menores de cinco anos podem utilizar qualquer tipo de calçado, desde que fechado e sem luz.
FONTE: G1.COM – GLOBO.COM
Add Comment