Tremor de magnitude 7,7 foi sentido no Paquistão e na Índia
CABUL – Um forte terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter atingiu o nordeste do Afeganistão, provocando mais de dois minutos seguidos de tremores que foram sentidos no Paquistão e no Norte da Índia, informou o Seviço Geológico dos Estados Unidos. Ao menos 51 pessoas morreram no Paquistão e 70 no Afeganistão, informou a BBC. Em previsão estatística, o órgão americano disse que há um terço de chance de o número de vítimas chegar entre 100 e 1 mil, com estimativa de danos equivalentes a milhares de dólares.
O primeiro-ministro do Afeganistão, Abdulla Abdullar, informou no Twitter que há relatos de danos e feridos no nordeste do país.
“Autoridades de disastres vão se reunir dentro de uma hora para atender às necessidades”, escreveu”.
O tremor, que teve potência reduzida para 7,5 posteriormente, ocorreu a 196 quilômetros de profundidade e o epicentro foi registrado a 82 quilômetros de Feyzabad, no sudeste do Afeganistão, em uma remota área da cordilheira Hindu Kush.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou no Twitter que ordenou avaliação de danos urgente.
“Estamos prontos para dar assistência onde for solicitado, incluindo Afeganistão e Paquistão”, escreveu.
Doze meninas morreram pisoteadas em um tumulto ao tentarem escapar de uma escola na cidade afegã de Taloqan, no norte, enquanto seis pessoas foram mortas na província oriental de Nangahar, disseram autoridades.
Autoridades oficiais esvaziaram prédios na capital do país, Cabul, onde agentes de segurança das Nações Unidas foram acionados. A energia elétrica e linhas telefônicas foram cortada na maior parte da cidade onde os tremores duraram cerca de 45 segundos. Prédios tremeram e paredes racharam. Zahid Rafiq, autoridade do Departamento de Meteorologia, afirmou que o terremoto foi sentido em todo o país.
O prefeito da cidade de Peshawar, no Paquistão, Arbab Muhammad Asim, afirmou que há mais de cem feridos na região.
— Muitas casas e prédios desabaram na cidade — afirmou, segundo o jornal inglês “The Guardian”.
O médico Muhammad Sadiq, chefe dos serviços de emergência no hospital do governo em Peshawar, confirmou o número de feridos à AFP:
— Muitos feridos ainda estão vindo para o hospital. Há muitos embaixo dos destroços — disse o médico.
Autoridades informaram a AFP que 28 pessoas morreram nas regiões tribais ao Norte do Paquistão, 20 no Noroeste e uma na região paquistanesa da Caxemira. Oito crianças estão entre os mortos no país.
Em Islamabad, capital paquistanesa, as pessoas esvaziaram prédios às pressas recitando versos do Corão.
— Eu estava rezando quando o gigante terremoto estremeceu minha casa. Saí em pânico — afirmou Munir Anwar, morador de Liaquat Pur na província de Punjab.
Em Nova Délhi, capital indiana, nenhum dano foi imediatamente registrado. Prédios comerciais foram esvaziados e trabalhadores se aglomeraram nas ruas e estacionamentos do centro da cidade.
Fonte: oglobo


























Add Comment