Teia Digital

NOVOS TEMAS ENTRAM NO RADAR DOS ELEITORES E NA DECISÃO DO VOTO -por Silvio Persivo

Só com doçura e carinho sobreviveremos. “Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido” (Charles Chaplin).

MIGRAÇÕES EM RONDÔNIA É TEMA DE SEMINÁRIO DA UNIR

O I Seminário Internacional do Observatório das Migrações em Rondônia: Populações e Fronteiras, promovido pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vai abordar o tema das migrações nacionais e internacionais em Rondônia e seus impactos na formação social do Estado. O seminário será realizado de 22 a 24 de agosto, no auditório da Faculdade Uniron, Unidade III (Shopping), nos períodos da manhã, tarde e noite. Simultaneamente ao Seminário, no mesmo local e horário, acontecerá também o I Colóquio de Pós-Graduação em Letras da Unir: Interculturalidades, Linguagem, Literaturas e Outros Saberes. Com a participação de diversas instituições e pesquisadores locais, nacionais e internacionais, o intuito do Seminário é fomentar discussões acerca dos processos migratórios em Rondônia e, consequentemente, na Amazônia, o contexto histórico dessas migrações e os impactos sociais para o Estado.            Este tema será abordado na mesa-redonda Migrações, Colonização e Formação de Rondônia, que acontecerá no dia 22, às 15h. Mais tarde, às 18h15, ocorrerá o Lançamento do Observatório das Migrações em Rondônia, seguido da mesa-redonda Migrações Internacionais no Brasil: cenários, tendências, características e especificidades, que contará com a presença da professora doutora Rosana Baeninger, do Núcleo de Populações da UNICAMP e coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo, e dos professores doutores Sidney Antônio da Silva (UFAM) e João Carlos Jarochinsk (UFRR).  Na programação voltada à área de Letras, será realizada ainda no dia 22, às 10h30, a mesa-redonda Análise de Discurso em perspectiva: diálogos possíveis, com professores pesquisadores da UNIR. Posteriormente, a partir das 14h, será proferida a palestra A tradição oral e produção de narrativas, pelo professor doutor Waldemar Ferreira Neto (USP). A programação completa e mais informações sobre o Seminário estão disponíveis no link http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=20384.

FINALIZAÇÃO DA MONTAGEM MECÂNICA DAS UNIDADES GERADORAS DE JIRAU

A Usina Hidrelétrica Jirau anunciou que, no último dia 11 de agosto, foi feita a descida do último estator, a segunda e última importante peça do gerador a ser instalada para gerar a energia elétrica a ser produzida pela usina. A peça faz parte da Unidade Geradora (UG) 48, última turbina a ser montada no empreendimento e marca a finalização da etapa de montagem mecânica das unidades geradoras. A conclusão da montagem da última unidade geradora está prevista para o final de outubro. De acordo com o Gerente Eletromecânico da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Paulo Quintão, a descida do último estator marca a finalização dos serviços da montagem mecânica das unidades geradoras. “A partir de agora os trabalhos serão para o fechamento da unidade, montagem e conexão de tubulações, montagem e ligações de componentes elétricos e ajustes mecânicos”. O estator é um dos responsáveis pela criação do campo magnético que produz energia e mede de diâmetro 10,2 metros, tendo também 3,4 metros de largura e pesando cerca de 218 toneladas.  O Diretor de Engenharia da ESBR, Marco Bucco, destacou que os trabalhos na UG 48 transcorram sem incidentes e o balanço parcial, nesta fase final do trabalho, superou as expectativas.

 COM A CARA NA NET                                                                                                

O projeto  “Com a Cara Net” oferece uma forma facilitada das micro e pequenas empresas fornecerem as informações que desejam colocar na internet ao receberem um site pronto para a divulgação de serviços, promoções e produtos muito fácil de ser manejado. Além de cursos em mídias digitais, o projeto também inclui a disponibilidade de e-mails com o nome da empresa e  espaço para enviar e receber um grande número de mensagens. Os empresários interessados em participar do projeto podem se dirigir à sede da FEEMPI/SIMPI na rua Padre Chiquinho, nº 1454, bairro Pedrinhas, em Porto Velho. Ou ligar pelos telefones 30262108, 999330396 (whats – Vivo), 984975404 (Oi) e 984069045 (Claro), além de enviar mensagens pelos e-mails: [email protected] e [email protected].

NOVOS TEMAS ENTRAM NO RADAR DOS ELEITORES E NA DECISÃO DO VOTO

Temas como áreas verdes, energias renováveis, gestão de resíduos sólidos e mobilidade urbana podem fazer o eleitor mudar de voto nas eleições municipais de 2016, é o que afirma o projeto apartidário Cidade dos Sonhos em pesquisa encomendada ao Datafolha. Os quatro assuntos foram considerados importantes ou muito importantes por mais de 90% dos entrevistados, chegando até 96%, dependendo do tema. O percentual dos que mudariam de voto, caso o projeto de governo nessas questões não coincida com seus ideais, é também muito elevado, variando entre 43% e 45%, dependendo do assunto. A pesquisa Datafolha ouviu 2091 pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 28 de junho e 2 de julho deste ano. Dessas, 36% têm ensino fundamental, 46% médio e 18% superior. Um quarto da amostra é de pessoas das classes A/B, 48% da classe C e 27% da D/E. A amostra abrangeu 132 municípios das cinco regiões do país, sendo 41% em regiões metropolitanas e 59% em cidades do interior. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A mensagem dos eleitores é clara, segundo Gabriela Vuolo, representante do projeto Cidade dos Sonhos, candidatos precisam ir além de assuntos tradicionais de programas e propagandas políticas. “Os dados a que chegamos são muito importantes. Estamos acostumados a ver candidatos falando sempre dos mesmos assuntos e essa pesquisa traz uma informação muito relevante que é: não basta falar sobre os temas a que estamos acostumados, não basta falar só sobre educação, saúde e moradia, vai precisar falar sobre mais coisas”, disse. “Quem falar sobre outros temas tende a ganhar uma parcela interessante do eleitorado”, acrescentou Gabriela. Ela explicou que esses aspectos são diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas nas cidades e já são vistos como fatores de decisão do voto.

Vejam mais artigos do Jornalista Silvio Persivo no: Jornal dos Artigos (http://difusaoartigos.blogspot.com/). É um blog onde Silvio Persivo coleciona artigos   de diversos autores.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress