A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Rondônia vem a público manifestar veemente repúdio à exoneração arbitrária do diretor da Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da Costa, ocorrida após a veiculação de uma matéria distorcida, sem compromisso com a verdade, e sem qualquer base ética ou jornalística.
É inadmissível que, em pleno século XXI, tenhamos que assistir à reprodução de práticas inquisitoriais, nas quais um gestor escolar é afastado sem direito à defesa, sem apuração séria dos fatos e sem o mínimo respeito à sua trajetória profissional e ao trabalho coletivo realizado na escola.
A CTB Rondônia denuncia o comportamento autoritário da Superintendência de Ensino, que deu crédito a informações superficiais e questionáveis, privilegiando denúncias infundadas oriundas de alunos que não cumprem com suas obrigações escolares, em detrimento de toda a comunidade escolar que reconhece o comprometimento da gestão da escola João Bento da Costa.
O papel de uma gestão educacional responsável deve ser o de valorizar o trabalho dos professores, gestores e funcionários, e não o de contribuir para sua desmoralização pública sem fundamentos. A exoneração imposta causou profunda decepção e revolta na comunidade escolar, que reconhece o esforço coletivo pela melhoria da educação e pela manutenção da ordem e da disciplina no ambiente escolar.
A CTB Rondônia solicita:
- A revisão imediata da exoneração;
- A garantia do direito de ampla defesa ao diretor afastado;
- A apuração justa e transparente dos fatos, ouvindo a comunidade, professores e trabalhadores da escola;
- O fim das perseguições políticas e institucionais contra trabalhadores da educação.
Não aceitaremos a criminalização do trabalho de quem luta diariamente por uma escola pública de qualidade.
Rondônia, 07 de Junho de 2025
CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Rondônia
Joelson Chavez de Queiroz -Presidente
Add Comment