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Nossos aeroportos estão preparados para a Copa do Mundo’, afirma Dilma

A 24 dias da abertura da Copa do Mundo no Brasil, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (19) que os aeroportos do país estão “preparados” para o Mundial da Fifa. Apesar de as estruturas aeroportuárias terem sido ampliadas com foco no evento esportivo, Dilma disse que “os investimentos vão ser bons para a Copa, mas serão muito mais importantes para atender ao crescimento da demanda no Brasil”.

“Garanto que os nossos aeroportos estão preparados para a Copa do Mundo. Vamos receber todos muito bem. E os brasileiros poderão ficar orgulhosos do Brasil que estamos construindo”, ressaltou a chefe do Executivo durante o programa Café com a Presidenta, veiculado na Rádio Nacional.

Garanto que os nossos aeroportos estão preparados para a Copa do Mundo. Vamos receber todos muito bem”
Dilma Rousseff,
presidente da República

Apesar da declaração otimista de Dilma, o governo já reconheceu que as obras dos aeroportos de pelo menos quatro cidades-sede não ficarão prontas a tempo da Copa. Nos terminais do Rio (Galeão), de Fortaleza, Belo Horizonte (Confins) e Cuiabá, as reformas iniciadas para atender ao Mundial de futebol serão concluídas somente após o evento.

No programa de rádio, a presidente também justificou os atrasos no Galeão e em Confins. Segundo a petista, os dois aeroportos vão passar por outras obras de ampliação que “não são para a Copa”.

“Tanto o aeroporto de Confins como o aeroporto do Galeão vão ter outras obras de ampliação, mas elas não são para a Copa, serão obras permanentes para atender ao aumento de passageiros que ocorre em todo o Brasil”, explicou Dilma.

Em Campinas (SP), que não é cidade-sede do Mundial, mas servirá de base aeroportuária para sete seleções, a concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Viracopos admitiu no início do mês atraso nas obras do novo terminal de passageiros. Apenas parte da estrutura será usada para receber delegações e autoridades durante o evento esportivo. A construção está 92% concluída, e as seleções começam a chegar no dia 6 de junho.

Há uma semana, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, disse que a concessionária Aeroportos Brasil, que administra Viracopos, pode ser multada em até R$ 170 milhões por não concluir as obras do novo terminal dentro do prazo previsto em contrato, que venceu em 11 de maio. O valor da penalidade ainda não foi fechado, mas, segundo Guaranys, o contrato de concessão prevê essa quantia de até R$ 170 milhões, além de R$ 1,7 milhão por dia de descumprimento.

Nesta terça-feira (20), Dilma vai inaugurar o novo terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). A estrutura, que terá 20 pontes de embarque e um pátio para atender até 34 aeronaves ao mesmo tempo, já está em funcionamento desde o dia 11 de maio.

Inspirado em modelos asiáticos, o novo terminal foi entregue no último dia do prazo para conclusão das obras previstas no primeiro ciclo da concessão. O Terminal 3 de Cumbica foi construído durante 1 ano e 9 meses. A estrutura será exclusiva para voos internacionais e dará ao aeroporto a possibilidade de receber mais 12 milhões de passageiros por ano. Mesmo com um projeto moderno, com 27 esteiras, 350 câmeras de segurança e mais de 100 lojas, o novo espaço recebeu críticas por falhas de funcionamento.

Em abril, a presidente Dilma também participou da solenidade de inauguração da nova sala de embarque do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Multas
Na última segunda-feira (12), a Anac anunciou um novo regulamento para uso dos slots(horários de chegadas e partidas nos aeroportos), que prevê aplicação de multa de até R$ 90 mil para empresas infratoras.

Segundo o diretor-presidente da agência, as penalidades começarão a ser aplicadas durante a Copa, em junho, mas continuarão valendo após a competição, de maneira permanente. As regras valem tanto para aeronaves comerciais quanto para jatinhos.

O regulamento, aprovado no dia 9 de maio, fixa penalidades para três tipos de infração. No primeiro caso, a empresa aérea deixa de usar um horário de pouso e decolagem que havia solicitado e estava autorizado. A multa varia de R$ 12 mil a R$ 30 mil. No caso de um jatinho executivo, o dono pode ser penalizado com multa de R$ 7 mil a R$ 21 mil.

O último caso é quando a aeronave pousa ou decola sem qualquer slot autorizado para um determinado aeroporto. A multa será de R$ 36 mil a R$ 90 mil para empresas e de R$ 21 mil a R$ 63 mil para os jatinhos.

Entre os problemas que podem surgir pelo descumprimento dessas regras, de acordo com Guaranys, está a ocorrência da superlotação dos aeroportos, situações em que há mais voos, aeronaves para estacionar e/ou passageiros que a capacidade.

Fonte:g1

 

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