Teia Digital

Nem os ovos nem o coelhinho da Páscoa escaparam da alta dos preços – por Silvio Persivo

Auto-profecia otimista. ”No caminhar da vida nem sempre o caminho será leve, mas Deus sempre nos dará sapatos adequados” (Wânia Silva).

COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

Numa cerimônia simples, mas, ao mesmo tempo, carregada de simbolismo e de emoção as turmas de Administração e Ciências Econômicas colaram grau no último dia 23, quarta-feira, no Auditório da OAB/RO. A reitora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho presidiu o evento com a ajuda da Prof. Dra. Gleimiria Batista da Costa, diretora do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA), dos chefes de Departamento de Ciências Econômicas, Neima Quele Almeida da Silva, de Administração, Carlos Augusto Malty e a de Ciências Contábeis, Professora Doutora Sandra da Cruz Garcia do Espírito Santo Aguiar. No seu discurso a Dra. Gleimiria destacou o relevante trabalho desenvolvido pelas chefes de Departamento, Neima Quele e Sandra da Cruz, diante das dificuldades que os cursos enfrentaram sem descuidar de mencionar também o apoio da reitora que, inclusive, esteve em Brasília, no dia anterior, para poder obter permissão para reabrir o vestibular para Ciências Econômicas ainda neste semestre. Ambas as professoras são formadas na própria Unir e já fizeram jus ao que pediu, no seu discurso, a reitora Berenice que disse se orgulhar da instituição por sua qualidade e por ensinar, o que esperava dos novos formandos, que trabalhassem por uma sociedade melhor.

20 ANOS DE MAGISTÉRIO

A citação feita ao trabalho da Professora Doutora Sandra da Cruz Garcia do Espírito Santo Aguiar foi feita num momento particularmente feliz. Sandra já possuía, quando se formou, em 1994, na Unir, em Administração, formação em Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco, e, logo depois, em 1996, iria se tornar professora e, posteriormente, chefe de Departamento de Administração e de Ciências Sociais, além de ter participado, como presidente, da criação do curso de Engenharia Civil da nossa universidade. É também a única doutora em Métodos Quantitativos da Unir. Ao completar vinte anos de magistério honra sua carreira trabalhando ativamente, e com sucesso, para reestruturar o Departamento de Ciências Contábeis. Sem favor nenhum, e apenas reconhecendo o que fez na sua trajetória, pode-se dizer da professora que é uma profissional multifuncional ou polivalente, aquela apta ao exercício de diversas atividades. É um exemplo vivo do resultado da competitividade e da instabilidade vividas pelas pessoas e organizações, que obriga os profissionais deste novo milênio a atuar multifuncionalmente.

UAI AGORA OFERECE AÇAI

Não experimentei ainda, mas, pela qualidade dos pratos de peixe, penso que deve ser mesmo de boa qualidade o açaí cremoso, em pote com 350ml, que

as lojas Uai Pratos de Pescados passaram a ofertar por apenas R$ 7,00. Hoje as lojas se encontram em cinco pontos: – Rua Marechal Deodoro, 1956 (frente ao hospital prontocordis); Rua General Osorio, 255 (Ao lado do Tudo Aqui – antigo Shopping Cidadão);Rua Prudente de Moraes, 2519 (entre 7 de Setembro e Almirante Barroso; Av Farquar, 2833 (frente ao SENAC); Rodoviária de Porto Velho (box 2) e no endereço original na Av Alexandre Guimarães, 1479 (entre Campos Sales e Almirante Barroso. Também entregam em qualquer lugar de Porto Velho. Telefones: (69) 4141-2201 ou 9220-8770

 

COMÉRCIO DE MINIMERCADOS

No próximo dia 29 de março, às 19 horas, no auditório do Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia-SINGARO, numa promoção em conjunto com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia e Associação dos Supermercados de Rondônia-Asmeron, com o apoio do Sebrae/RO, será apresentado  o Projeto “Comércio de Minimercados” que pretende promover o fortalecimento dos minimercados de Porto Velho por meio do aprimoramento da gestão empresarial e da experiência de compra dos clientes. Serão ministradas quatro palestras: “A Importância do Layout” – Vinícius Pontes; “Tributação para Minimercados” – Ronaldo M. Hella; Tecnologia de Gestão – Gyovanny Souza; e “Projeto PVH-Comércio de Minimercados” – Telmo Neves.  A sede do Sindicato do Comércio Atacadista do Estado de Rondônia (Singaro) é na Avenida Guaporé, 3427, próximo à avenida Amazonas, bairro Nova Porto Velho. Vagas limitadas. O telefone para mais informações e contato é 3225-0171.

 

 

RECESSÃO BATEU NOS OVOS DE PÁSCOA

Nem os ovos nem o coelhinho da Páscoa escaparam da  alta dos preços. A verdade é que os preços dos ovos de Páscoa, na comparação com o ano passado, estão muito mais caros o que afasta os consumidores.  Razões exitem como o aumento dos juros e a inflação, vilões que provocam o aumento dos preços. Mas, também o Governo é um dos principais culpados pelo menor consumo de ovos de Páscoa. Não só pela inflação e o desemprego, mas, também, segundo o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, pela mudança da carga tributária que representava apenas R$ 0,10 por kg de chocolate e, agora,  representa 5% da venda, sendo que, a média de tributos pagos no chocolate atingiu 38,6%, ou seja, mais de um terço, na medida em que é considerado supérfluo, prejudicando as compras.

INFLAÇÃO DE ALIMENTOS CONTINUA ACELERADA

Segundo o IGP-10, que compara os preços médios do dia 11 de um mês ao 10 do seguinte, em relação a igual período anterior, indicou alta de 1,78%,  em março, dos produtos agropecuários. No período imediatamente anterior, a alta havia sido de 2,72%, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas.
Mas, apesar da recessão da economia brasileira e do período de safra para vários produtos, a inflação dos alimentos continua acelerada, de vez que os
preços médios dos produtos agropecuários praticados no mercado atacadista acumulam alta média de 19% em 12 meses. E parte dessa elevação ainda não foi repassada para o consumidor final. Esta alta ocorre porque o mercado agropecuário traz para dentro do país a pressão das exportações. A boa procura pelos produtos brasileiros e a desvalorização do real inflaram os preços internos. O açúcar, por exemplo, teve alta de 51% nos últimos 12 meses, conforme acompanhamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress