Policial

Movimento Passe Livre faz hoje dois atos simultâneos em São Paulo

O Movimento Passe Livre (MPL) fará hoje (14), no fim da tarde, na capital paulista, duas manifestações simultâneas contra o aumento das tarifas do transporte coletivo público. Os atos terão início às 17h, concomitantemente, em frente ao Theatro Municipal, no centro da cidade, e no Largo da Batata, ao lado do metrô Faria Lima, na região oeste.

Em apoio ao MPL, às 15h, os estudantes secundaristas, que fizeram a ocupação das escolas estaduais no fim do ano passado, farão uma passeata em defesa da liberdade de manifestação e contra a repressão policial. A caminhada sairá da Praça da Sé, passará pela Secretaria de Segurança Pública e terminará no Theatro Municipal, local da concentração de um dos dois atos do MPL.

No fim da manhã, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a pedido da prefeitura, fará uma reunião com representantes dos movimentos sociais, autoridades do município e do estado para discutir o exercício do direito de livre manifestação e do direito à livre circulação nas vias públicas.

Ontem, o secretário de Segurança Pública do estado, Alexandre de Moraes, voltou a dizer que caso os manifestantes não informem antecipadamente o percurso que as passeatas vão seguir, a própria polícia determinará as ruas em que elas deverão passar. A posição da secretaria, no entanto, é vista como ilegal pela Coordenação da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP).

“A Constituição Federal permite a livre manifestação, permite a reunião e exige apenas uma prévia notificação, um aviso. Não existe nenhuma lei abaixo da Constituição, como afirma o secretário de Segurança, a determinar que você tenha de informar à polícia o local [em que a passeata irá passar], e a polícia autorizar. Isso é contra a lei”, disse o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Paulo, Martim de Almeida Sampaio.

“Se houver uma regulamentação desse artigo da Constituição, muito bem. Mas, até agora, não há, e os manifestantes têm o direito assegurado de se manifestar livremente”, acrescentou.

No protesto de terça-feira (12) do Movimento Passe Livre, após parte dos manifestantes tentar driblar o forte policiamento para seguir em direção ao Largo da Batata, em direção contrária à definida pela PM, policiais começaram a disparar bombas de estilhaços e de gás lacrimogêneo e a bater com cassetetes nos manifestantes. Passaram a disparar também contra a multidão que permanecia na Praça do Ciclista, confinada por cordões policiais. Os ativistas ficaram encurralados, tendo de um lado policiais da tropa de choque disparando bombas e, de outro, um cordão que impedia a saída dos manifestantes da praça.

“O que houve foi uma operação militar, de cerco e aniquilamento dos manifestantes. Cercaram e jogaram, durante seis minutos, 47 bombas. Uma bomba a cada 7 segundos. Qualquer polícia em um estado democrático tem é de assegurar àqueles manifestantes o direito de ir e vir, liberdade de reunião. Eles têm o direito de se manifestar”, disse Sampaio.

De acordo com o MPL, pelo menos 20 manifestantes foram feridos por estilhaços de bombas e balas de borracha atirados pela polícia e precisaram ser encaminhados a hospitais da região. Um deles é o estudante de arquitetura Gustavo Camargo, que teve fratura exposta no polegar direito. Segundo a mãe do jovem, Ana Amélia Camargo, o rapaz, de 19 anos, foi atingido por uma bomba lançada pela polícia e passou ontem por uma operação. “A cirurgia foi para limpar. A preocupação inicial era de não infeccionar. Amanhã é que eles vão ver como reconstituir o dedo”, contou Ana Amélia.

O secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, negou que tenha havido abuso na ação da polícia. Em entrevista coletiva na noite de terça-feira, diante do relato dos repórteres de que jornalistas foram agredidos por policiais, mesmo estando identificados, e de que manifestantes já dominados foram espancados pelo policiamento, Moraes disse que todos os abusos serão apurados. “Podem ficar tranquilos, temos toda a ação filmada”.

Segundo o coordenador estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves, uma tragédia poderá ocorrer nos protestos de rua de São Paulo em decorrência da escalada de violência e da falta de diálogo da gestão estadual e municipal com os manifestantes, que reivindicam a revogação do aumento da tarifa do transporte coletivo público.

“O temor é de que a situação de violência acabe tendo uma escalada, e logo podemos ter óbitos nessas manifestações, que inclusive envolvem muitos adolescentes. Nós podemos ter uma tragédia, diante desse clima de animosidade entre a polícia, os manifestantes e a falta de diálogo por parte do governo do estado e por parte do governo municipal”, afirmou.

Fonte: EBC

Comentar

Tags

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • PROPÔSITO

    PROPÔSITO: É deliberação, resolução, decisão, desígnio, tensão invento, projeto.
    DELIBERAÇÃO é o exame e discursão oral de um assunto, que vá melhorar a vida e diminuir o sofrimento de aqueles que depende das suas ideias ou criações.
    RESOLUÇÃO. É esclarecimento e decisão de caráter firmeza e determinação de um homem que só pregou a verdade sobre o meio ambiente para vocês, resoluto em meus propósitos.
    DESÍGNIO: É mostrar para todos os municípios de cada bacia hidrográfica, que vocês têm condições de revitalizar rios e igarapés com poucos municípios, como por exemplo, o rio cachoeira na BAHIA, que a desocupação está ceifando vidas e a miséria se alastrando, com essa ideia vamos criar empregos, colocando proteínas nos leitos e em suas margens, e desidratar frutas, legumes, e tubérculos, picando o plástico bom e ruim, criando indústria de capa dura de cadernos e livros e papelão, sem ter a necessidade de derrubar arvores para esses fins. E as empresas que estiverem juntos nesta cooperação, serão beneficiadas nas compras e vendas da nossa produção, bem como todos os funcionários da revitalização irão comprar na cooperação, e o montante gasto há cada mês será trocado pelos impostos dos GOVERNOS que não fizeram nada por meio ambiente, e ainda foram mentir na FRANÇA, e concordar com o vexame de COP21, que ficou entre o perigoso e o mortal.
    IMAGINE Rio são Francisco com 200 afluentes secos, algas tomando conta do seu leito, o velho chico, proprietário de tamanha riqueza, por falta de cuidado e por tanto tirarem e não repor, o velho chico está passando por grande dificuldade pelo descaso dos homens que não conhecem o PODEROSO DEUS. O velho chico banha quinhentos municípios e necessita de revitalização urgentemente.
    Rio tietê com 62 municípios, Rio Paraguaçu com 86 municípios, Rio Cachoeira com mais de 12 municípios é o mais precário, e só está morto para os incapazes, o Rio Jequitinhonha com inúmeros municípios RIO DOCE entre tantos, é necessário um serviço carinhoso e de bom conhecimento em tornar potável rios e igarapés, e fazer o revivamento de todos os viveres juntamente com o seu cílio mediador e justamente com sua fábrica de micro-organismo para fazer crescer uma grande cadeia alimentar, e mais a ajuda dos seus 41 ou mais municípios, podemos revitalizar o RIO DOCE por inteiro, somos os únicos no mundo, para uma nova ordem mundial de conhecimento em meio ambiente, já está acontecendo e com ferramentas inclusas no sistema.
    A SAMARCO está sofrendo um dos maiores bombardeios de sua história. OS abutres políticos e jornalistas interesseiros querendo tomar posse da situação, as aves de rapina não querem deixar por menos. A SAMARCO precisa de uma ideia que faça parar a decida da lama, vocês têm uma ideia? JD tem, se vocês não mostrar a cara eu mostro a minha. A SAMARCO precisa de calma para esse propósito, se ponha na condição do tamanho que é a contenda da SAMARCO.
    ESTE ANO é o ano do intento para prefeito em todo PAÍS, e essa é a oportunidade de você descobrir a intenção do seu candidato a prefeito sobre o conhecimento de economia verde, e sentir seguro para quem você vai doar o seu voto, pergunte o seu candidato o que é economia verde, peça o seu candidato para falar do projeto que ele o seu candidato vai usar como escopo em sua campanha.
    SEGUNDO JD E GOOGLE ECONOMIA VERDE é um conjunto de processos ideias produtivas e industriais, comerciais, agrícolas e de serviços, que ao ser aplicado em um determinado local PAÍS, CIDADE, EMPRESA, COMUNIDADE, ETC. QUE possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social, e além do mais, economia verde é a arte de bem administrar os seus bens em termos gerais macro- economia viável e nunca visto.
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.
    JOÃO DE DEUS FERREIRA.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com