Teia Digital

Movimento do comércio subiu 2,7% em Maio – por Silvio Persivo

Um bicho misturado e esquisito. “Os homens são animais muito estranhos: uma mistura do nervosismo de um cavalo, da teimosia de uma mula e da malícia de um camelo” (Aldous Huxley).

JUCER INOVA COM TELETRABALHO

A Junta Comercial de Rondônia (Jucer), que já é mais ágil na abertura de empresas devido à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), agora avança ainda mais como primeiro órgão do executivo a implantar o teletrabalho em Rondônia. A modalidade de trabalho remoto ou à distância foi regulamentado pela Resolução Nº 144 publicado do Diário Oficial do Estado de Rondônia no dia 2 de maio. Conforme a resolução, terão prioridade em participar do teletrabalho servidores que apresentem alguma deficiência e os que tenham demonstrado comprometimento com as tarefas recebidas e habilidades de autogerenciamento do tempo e de organização. O limite máximo de servidores em teletrabalho, por setor, é de 50% da respectiva lotação. O presidente da Jucer, Vladmir Oliani, destaca que o órgão vem acompanhando e se destacando na modernização tecnológica. ‘‘O objetivo do governo de Rondônia é acabar com o papel, acabar o carimbo, simplificar usando uma ferramenta que é um legado para o estado: a infovia [Infraestrutura de comunicação por fibra ótica, com internet de alta velocidade]”.

INAUGURADA ALK CONVENIÊNCIA

Quem mora próximo da Estrada da Penal, agora, tem um nova opção para suas compras é a ALK Distribuidora e Conveniência (Estrada da Penal, 6.040) que, ontem, a partir das 18:00 horas abriu as portas do mais novo conceito de loja de conveniência em Porto Velho. Vale a pena dar uma passada por lá. Cervejas de boa qualidade, aliás, não faltam. Isto já constatei. Agora vou constatar o fato de que, segundo consta, lá terá a melhor saltenha da cidade. E de saltenha eu gosto!

SOBRE O EXCESSO DE LEGISLAÇÃO …

Segundo a lei nº 4.484, está proibida a cobrança de taxa de desperdício em bares e restaurantes no Amazonas. O seu descumprimento acarretará multa ao infrator de R$ 1 mil a R$ 3 mil. Os valores pagos serão revertidos para o Fundo Estadual da Defesa do Consumidor. A fiscalização sobre a lei será iniciada dia 19 de junho pelo Procon-AM (Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas). A taxa de desperdício é considerada abusiva pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), então, a pergunta que fica é: é necessária uma nova lei estadual para que se cumpra a lei?

NÃO CUIDAM BEM DAS CONTAS PÚBLICAS, MAS, QUEREM DIZER O QUE OS EMPRESÁRIOS DEVEM FAZER

Aliás, deputados e vereadores, com o beneplácito de governadores e prefeitos, que não tem a menor visão de economia, se esmeram em fazer leis esdruxulas que somente criam problemas para os empresários. Foi o caso, por exemplo, de exigir portas giratórias para loterias ou banheiros para estabelecimentos que tem lucros tabelados. No Rio de Janeiro, uma das últimas brincadeiras, é a de incluir as cachaças produzidas no estado do Rio nos cardápios dos bares, restaurantes e hotéis. Um vereador carioca quer acabar, nos restaurantes e bares, com a possibilidade da conta engordar através de artifícios. Para este fim, sua excelência apresentou projeto de lei tornando obrigatória a comanda individual. É uma brincadeira, mas, os parlamentares e o executivos que não cuidam bem do dinheiro público ficam querendo legislar sobre o setor privado e, sempre, onerando as atividades econômicas.

NOVO SUPERINTENDENTE DA SUFRAMA TOMOU POSSE

Por falar no Amazonas, ontem, dia 14, foi a cerimônia de posse do novo superintendente da Zona Franca de Manaus, o engenheiro e advogado Appio da Silva Tolentino, no Auditório da Suframa. Este já havia assonado na terça-feira (13) em Brasília, o termo de posse da gestão da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).  Na posse participaram o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, o secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, e os superintendentes adjuntos de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Marcelo Pereira; de Operações, Bruno Monteiro Lobato; e de Projetos, Paula Andréa Soares. Appio Tolentino, afirmou que uma de suas metas prioritárias será promover uma mudança de mentalidade e aproximação da classe empresarial. Segundo ele, esta meta será de busca de parcerias que possibilitem a celeridade na retomada do desenvolvimento e do crescimento da indústria.

MOVIMENTO DO COMÉRCIO SUBIU 2,7% EM MAIO

A Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) aponta que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Porém, na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve uma queda de 3,0% frente aos 12 meses antecedentes. Já na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve uma diminuição de 1,1%. Desde novembro de 2016 o indicador do varejo vem gradualmente se recuperando quando observado na aferição acumulada em 12 meses, ainda que apresente um ritmo menor do que o esperado no início do ano. Contudo, para as próximas aferições aguardam-se resultados mais otimistas por conta dos efeitos da redução de juros.

POLÍTICA DERRUBA PROJEÇÃO DO PIB

As complicações da política refletem direto na economia, pois, segundo o boletim Focus, uma publicação semanal do Banco Central (BC), a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 0,5% para 0,41% em 2017. Para o próximo ano, a projeção de crescimento da economia também caiu de 2,4% para 2,3%.

BRASIL APROVA A 1ª CANA TRANSGÊNICA DO MUNDO

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou o uso comercial da primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada (Cana Bt) no mundo, estabelecendo um marco para a indústria de açúcar do país, que responde por cerca de 50% do comércio global da commodity. O presidente-executivo do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), que desenvolveu a tecnologia, afirmou que levará alguns anos ainda para que o açúcar produzido com a cana transgênica chegue aos mercados de exportação. O CTC, empresa 100% brasileira com foco em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de variedades de cana-de-açúcar, afirmou que a Cana Bt passou por rigorosa avaliação da CTNBio, que a considerou segura sob os aspectos ambiental e de saúde humana e animal. A nova variedade, CTC 20 Bt, tem como característica a resistência à broca da cana (Diatraea saccharalis), principal praga que ameaça a cultura.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com