Agronegócio

Montana Calidad seleciona fêmeas para emprenhar aos 14 meses de idade

Entre 30 de julho e 7 de agosto, propriedade apresentará resultados do programa de seleção e venderá reprodutores e fêmeas Montana.

A precocidade sexual e o acabamento da raça Montana são duas características que motivam o trabalho do Montana Calidad, que conta com mais de 800 animais em duas fazendas, em Anastácio e Terenos, em Mato Grosso do Sul. O projeto começou há cerca de uma década, com 600 animais Montana, e tem se desenvolvido com o aprimoramento genético do rebanho.

“Participamos do Programa Montana para fortalecer essa excelente opção genética e ter animais com as qualidades dos taurinos, porém que podem ser criados nas mesmas condições dos zebuínos. Fazer melhoramento genético é trabalhoso, mas a cada meta alcançada damos um passo à frente em termos de melhoria de carcaça, precocidade sexual, acabamento e na rusticidade”, conta o administrador da Montana Calidad, Geraldo Paiva.

Paiva explica que todas as melhorias genéticas, safra após safra, foram implantadas com o auxílio de métodos científicos. “É possível dizer que nossas expectativas estão sendo confirmadas, tanto pelos resultados nos abates próprios quanto pela fidelidade de nossos clientes”. A meta do Montana Calidad para 2020 é vender 180 reprodutores, tanto nos leilões como nas vendas particulares.

A raça Montana é brasileira e começou seus trabalhos de seleção no início da década de 1990 e proporciona alto índice de heterose, resultado do cruzamento de raças taurinas, zebuínas e adaptadas. Essa combinação de sangue possibilita alta produtividade e adaptação ao clima tropical. A precocidade é uma característica importante do Montana: tanto machos quanto fêmeas são submetidos à reprodução aos 14 meses de idade.

A definição do potencial dos animais Montana é obtida pelo Índice Montana e do CEIP (segundo o qual só os 26% melhores da raça obtêm o certificado), uma fórmula matemática que leva em conta características de real valor econômico. “Com essa base de avaliação e com foco no que buscam nossos clientes, conseguimos melhor confiança e remuneração nas vendas feitas na fazenda ou em eventos”, diz Paiva.

O Montana Calidad também investe na seleção de doadoras, a partir de cinco critérios: ter a primeira cria antes dos 24 meses de idade, ser uma das líderes na avaliação de carcaça de sua safra, estar entre as top 1% nas avaliações de carcaça por ultrassom de sua safra, possuir Índice Montana superior a 10 e estar inserida em uma família consistente”, pontua o administrador.

As fêmeas do Montana Calidad devem emprenhar entre 11 e 14 meses de vida. As que falham nesse quesito são descartadas e encaminhadas para abate do programa 1953, da JBS, proporcionando carne de alta qualidade e melhor remuneração ao produtor. “Como muitas novilhas estão se habilitando a ingressar no nosso grupo de doadoras, passamos a exigir na avaliação que somente ficarão as filhas de touros que tenham produzido sêmen antes de 11 meses de idade”, informa Geraldo Paiva.

“Como próximos passos, queremos confirmar a herdabilidade da eficiência alimentar, característica de animais que consomem menos e têm aproveitamento melhor do alimento. A partir disso, pretendemos investir em genômica, aumentando ainda mais a acurácia dos dados das principais características zootécnicas que desejamos”, salienta Paiva. “Além disso, pensamos em atuar mais fortemente na venda de fêmeas”.

O Montana Calidad é associado do Programa Montana, iniciativa de um grupo de criadores da raça envolvidos na produção, seleção e melhoramento genético de reprodutores compostos com foco na qualidade da carne e ganho de peso.

“A pecuária e o mercado em si mudaram muito nos últimos anos. Os criadores já conhecem e reconhecem as características produtivas e reprodutivas dos touros Montana, que proporcionam heterose sustentável, além de ganhos indiscutíveis safra após safra. Essa genética diferenciada está acessível a pecuaristas de todo o país”, ressalta Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

Após 26 anos, Programa Montana já forneceu ao mercado brasileiro cerca de 17.5 mil touros com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que reconhece a capacidade genética e valoriza as características econômicas exigidas pela pecuária brasileira.

Semana Montana Calidad – A pandemia não tem prejudicado os negócios do Montana Calidad. Um terço dos reprodutores colocados à venda em 2020 já foram comercializados e eventos comerciais já estão programados para os próximos meses. Um deles é a Semana Montana Calidad, entre 30 de julho e 7 de agosto, com transmissão pelo Canal do Boi.

“Será uma semana de apresentação dos resultados do nosso programa de seleção, com a comercialização de animais. Ofertaremos o que de melhor produzimos na safra. Serão colocados à venda os melhores touros Montana e um pequeno núcleo de novilhas”, informa Geraldo Paiva.

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]