Ministro orientou PF a determinar que o governo norte-americano retirasse de imediato as algemas de passageiros
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que houve uma tentativa das autoridades dos Estados Unidos de manter brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil.
Ainda em Manaus, onde o voo fez uma parada de emergência devido a problemas técnicos, a Polícia Federal recepcionou os passageiros e determinou que as autoridades norte-americanas de retirar de imediato as algemas dos brasileiros deportados.
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma aeronave de Brasília para Manaus para levar os deportados até o aeroporto internacional de Confins, em Belo Horizonte. Segundo Lewandowski, houve flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos brasileiros.
“A dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, disse o ministro da Justiça.
Em nota, a embaixada dos EUA no Brasil disse que “os cidadãos brasileiros do voo de repatriação estão sob custódia das autoridades brasileiras”. Afirmou ainda que o governo norte-americano continua em contato com o governo brasileiro a respeito do incidente.
FONTE: COM INFORMAÇÕES AGÊNCIA BRASIL
Add Comment