Interessante

Ministro Fux deve deixar para o Senado definição de regras sobre eleição de presidente

O ministro Luiz Fux, que está de plantão no recesso do Supremo Tribunal Federal (STF), deve deixar para o Senado a definição de regras sobre a eleição para o comando da Casa.

O senador eleito Eduardo Girão (PROS-CE) pediu ao STF para proibir que indiciados, réus e condenados disputem a presidência do Senado.

Segundo o blog apurou junto a interlocutores do ministro, a tendência é respeitar o entendimento do Supremo de que a eleição é uma questão interna do Senado e que, por isso, não cabe interferência judicial.

Fux deve decidir a questão nos próximos dias, já que a eleição está marcada para 1º de fevereiro.

O ministro terá de analisar duas ações:

  • o pedido de Girão, que não cita nominalmente nenhum candidato à Mesa, mas afirma que a participação de políticos denunciados na eleição do Senado fere a moralidade.
  • o pedido apresentado por Rubens Gatti Nunes, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), que pediu para Renan Calheiros (MDB-AL) – investigado em 14 inquéritos no STF e denunciado em dois – ser barrado em respeito ao princípio da moralidade.

Nessa última ação, houve uma decisão lançada no sistema do STF na qual Fux havia determinado o envio do caso para a primeira instância, por se tratar de uma ação popular. Mas a decisão foi cancelada por ter sido lançada por equívoco. O ministro ainda analisa a questão.

FONTE: G1.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com