Brasil

Ministro da Justiça envia à Polícia Federal pedido de investigação sobre apagão

No ofício, o ministro da Justiça solicita ao órgão que adote providências cabíveis caso seja constatado ‘algum ato ilícito’ no corte de energia

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (16) o pedido de investigação sobre o apagão registrado na terça-feira (15) em 25 estados e no Distrito Federal. A solicitação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Após mais de 24 horas da falta de energia elétrica, que afetou cerca de 29 milhões de brasileiros, o governo ainda não conseguiu identificar o motivo que fez com que quase todo o Brasil ficasse sem luz.

No ofício enviado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Dino afirma que as causas para o “grave e anômalo corte de carga” ainda são desconhecidas e que o Ministério de Minas e Energia solicita esforços para que o órgão investigue o episódio. “E, caso constatado algum ato ilícito, adote as providências cabíveis”, diz o documento, obtido pela reportagem.

Nas redes sociais, Dino comentou a medida: “A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu. Assim, é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos.”
Mais de 24 horas depois do apagão, o governo federal ainda não conseguiu identificar o motivo que fez com que quase todo o Brasil ficasse sem luz. Até o momento, o Executivo diz apenas que houve sobrecarga em parte do sistema nacional de energia e falha técnica, sem explicar como isso teria acontecido. Integrantes do governo dizem também que o episódio não tem relação com a segurança energética brasileira e o classificam como “extremamente raro”.
O Ministério de Minas e Energia afirmou em nota que, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), registrou uma ocorrência às 8h31 na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a “separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste do país”, com a interrupção de pelo menos 16 mil megawatts de carga.
FONTE: R7.COM

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress