Noticias

Militares devem seguir a Constituição, diz chefe da Aeronáutica

Um dia após a manifestação pública do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, o chefe da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato, divulgou nesta quarta-feira, 4, em boletim interno no qual afirmou que os militares da ativa e da reserva “devem seguir fielmente a Constituição”. “Sem nos empolgarmos a ponto de colocar nossas convicções pessoais acima daquelas das instituições”. O brigadeiro completou: “Tentar impor nossa vontade ou de outrem é o que menos precisamos nesse momento.”

Para o brigadeiro, o Brasil estava “prestes a viver um dos momentos mais importantes da sua história”, uma referência ao julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, ontem seriam “testados valores que nos são muito caros, como a democracia e a integridade de nossas instituições”. Ainda segundo ele, os poderes constituídos sabiam “de sua responsabilidade perante a nação e devemos acreditar neles”.

Rossato afirmou que nesses “dias críticos para o País, nosso povo está polarizado, influenciado por diversos fatores. Em seu texto, o comandante da Aeronáutica citou “a velocidade das mídias”. “Num momento como este, os ânimos já acirrados intensificam-se ainda mais com a velocidade das mídias sociais, onde cada cidadão encontra espaço para repercutir a sua opinião, em prol do que julga ser o país merecedor.”

No fim, Rossato disse que os militares serão “sempre um extremo recurso não apenas para a guarda da nossa soberania, como também para mantermos a paz entre irmãos que somos.”

Na terça-feira, 3, Villas Bôas, escreveu no Twitter que repudiava “a impunidade”. “Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?” Até a conclusão desta edição, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, não se havia manifestado.

Apoio

O pronunciamento dos chefes militares recebeu o apoio de outros oficiais. “A manifestação do Rossato não colidiu com o posicionamento do general Villas Bôas. A farda não abafa o cidadão. E o comandante do Exército só quis mostrar suas discordância com a impunidade”, disse o general da reserva Sebastião Roberto Peternelli Júnior.

O general da reserva Augusto Heleno Ribeiro Pereira afirmou que Villas Bôas disse apenas o que está “escrito na Constituição”. “Ele só colocou isso em nome dele, em face da situação crítica que vivemos, onde o comandante tem necessidade de se dirigir ao seu público interno.”

Heleno considerou as notas do general e do brigadeiro “tranquilas”. “Sem maiores conotações, como quiseram dar. Esse é o problema: existe ainda um ranço, uma prevenção contra os militares. Tem gente que fica ali ainda querendo enxergar ameaça de golpe, de uma intervenção militar. Isso é uma bobagem.”

De acordo com ele, a preocupação de Villa Bôas com a impunidade se deve ao fato de o Exército ser afetado pela impunidade na segurança pública.

“A gente tem direito de participar da vida pública. Nós estudamos pra burro. Ninguém mais legítimo para colocar a posição do Exército do que o comandante. Não pode ter essa ideia de que o militar é uma anta pacífica, omissa e descerebrada.” Heleno esteve na terça-feira no protesto em Brasília contra a concessão do habeas corpus para Lula. “Nós temos o direito de opinar.”

Para ele, é fácil entender porque alguns veem problemas na manifestação de Villa Boâs. “É natural, basta procurar seus registros biográficos. Isso não é de graça. Eu que sou militar e comecei minha vida um ano depois da contrarrevolução, vivi isso a minha vida inteira: é sempre essa prevenção contra o militar.” Para ele, a nota do brigadeiro Rosato teve um tom conciliador e prudente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO COM JORNAL DO BRASIL

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]