A última rodada de negociações vinha se arrastrando desde a semana passada. Segundo o informado pelas agências internacionais, o tratado abrange desde bens e serviços até compras governamentais e outros aspectos
Após duas décadas de negociação, as equipes negociadoras do Mercosul e da União Europeia eliminaram os últimos pontos de conflito e concluíram o acordo de livre comércio entre os dois blocos, situação que foi confirmada nesta sexta-feira (28), após a última reunião entre as delegações, em Bruxelas.
A última rodada de negociações vinha se arrastando desde a semana passada. Segundo o informado pelas agências internacionais, o tratado abrange desde bens e serviços até compras governamentais e outros aspectos.
Este será o segundo maior tratado comercial ao qual pertence a União Europeia, que deve perder um dos seus membros mais importantes, o Reino Unido, após o fim do prazo de conclusão do processo do Brexit. O maior acordo dos europeus continuará sendo com o Japão.
Por parte dos sul-americanos, não há dúvidas de que se trata do acordo mais amplo já acertado, embora alguns críticos reclamem que o Mercosul fez concessões demais, que terminarão restringindo muito os possíveis benefícios econômicos.
FONTE: REVISTA FORUM
Add Comment