Participantes com necessidades específicas puderam solicitar recurso até o último dia 29
Nesta terça-feira (11), o Ministério da Educação divulgou o resultado do recurso para atendimento específico e especializado para estudantes que vão realizar o ENEM . Nesta etapa, foram analisados documentos de participantes que tiveram o pedido negado durante o período regular.
Os resultados estão disponíveis para consulta na Página do Participante.
O atendimento especializado é oferecido a participantes com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular.
Já o atendimento específico é disponibilizado para gestantes, idosos, lactantes, estudantes em situação de classe hospitalar ou outra condição específica.
De acordo com a necessidade apresentada, o estudante pôde solicitar o recursos como prova em braile, tradutor intérprete e vídeoprova em Libras, prova com letra e figura ampliada, guia-intérprete, ledor, transcritor, leitura labial, tempo adicional, e salas com acesso facilitado.
Confira as especificidades
O participante que solicitar atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e/ou visão monocular, poderá utilizar material próprio. São eles: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio e ser acompanhado por cão guia.
Em caso de atendimento especializado para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá utilizar aparelho auditivo e implante coclear. O atendimento especializado para surdez ou deficiência auditiva dá direito ao recurso de videoprova em libras terá o tempo adicional de até 120 minutos por dia de prova.
As participantes que estão amamentando deverão levar um acompanhante adulto, que ficará responsável pela criança e não poderá ter acesso à sala de provas.
FONTE: Agência O Globo
Add Comment