Até eu, que sou mais bobo, gosto. “Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram” (Machado de Assis).
UNIÃO BANDEIRANTES TERÁ IMPLANTAÇÃO DE LATCÍNIOS
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), anunciou que o distrito de União Bandeirantes abrigará, em breve, uma grande empresa de laticínios na região. Segundo o o secretário da Semagric, Gustavo Serbino, “A empresa terá capacidade final de produção para 20 mil litros por dia, mas inicialmente entregarão cinco mil litros por dia. Lá, serão produzidos mussarela, creme de leite e manteiga”. A produção leiteira da região de União Bandeirantes é considerada promissora e de boa qualidade. No entanto, acabava sendo vendida para outros municípios. A expectativa agora é de que uma boa parte desta produção seja absorvida pela agroindústria.
“MAIS RONDÔNIA” PROMOVE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Um projeto premiado no edital da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o “Mais Rondônia” constitui o primeiro projeto em rede realizado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (SEDEC). Sua proposta é de otimizar o consumo elétrico das empresas para obter uma redução de pelo menos 10% no valor da conta de energia tendo como público alvo micro, pequenas ou médias empresas. Segundo o gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes, o projeto piloto será desenvolvido sem custos para 60 empresas locais e 20 delas já aderiram ao projeto, que, irão receber um medidor inteligente de energia e um aplicativo que permitirá coletar, armazenar, acessar e usar dados para o desenvolvimento de análises e tomada de decisões. Ainda afirmou que “a adesão ao projeto é gratuita e tem duração de seis meses, durante esse período, a empresa se compromete apenas a usar o produto e buscar reduzir sua conta de energia elétrica”.
NOVOS FRIGORIFÍCOS FORAM HABILITADOS PARA EXPORTAÇÃO NA CHINA E NA INDONÉSIA
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que a China desbloqueou três frigoríficos brasileiros, em Goiás e Mato Grosso do Sul, dois de aves e um de bovinos. Há ainda a expectativa da habilitação de outros oito frigoríficos que estão sob avaliação da China. Também a Indonésia habilitou outros 11 frigoríficos do Brasil, todos de carne bovina, em Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia e São Paulo. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, em 2022 o Brasil exportou 20,6 mil toneladas de carnes para a Indonésia, com valor de 110,4 milhões de dólares.
MARFRIG DE CHUPINGAIA VAI EXPORTAR PARA A INDONÊSIA
Como parte de seu plano de expansão no mercado internacional, a Marfrig -maior produtora global de hambúrgueres e uma das líderes mundiais do mercado de carne bovina – recebeu cinco novas habilitações para exportar carne bovina: três para Indonésia, uma para o Canadá e uma para Singapura. As unidades localizadas em Chupinguaia, em Rondônia; Tangará da Serra, no Mato Grosso, e Promissão, em São Paulo, são as primeiras da companhia autorizadas para o embarque de proteína animal bovina para a Indonésia. A oficialização pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ocorreu no último dia 19. Em 9 de janeiro, o Mapa divulgou a habilitação da planta em Bagé, no Rio Grande do Sul, para exportar produtos in natura para Singapura. Já em 26 de dezembro de 2022, a unidade em Várzea Grande, no Mato Grosso, recebeu a autorização para exportar carne bovina ao Canadá.
SENAC ACRE ABRIU MAIS DE 1,5 VAGAS EM 39 CURSOS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Acre abriu, desde quinta-feira (19), mais de 1,5 mil vagas em 39 cursos de qualificação e habilitação técnica nas unidades no Estado, com preços acessíveis a todos os orçamentos. As inscrições podem ser feitas pelo site em ac.senac.br ou na unidade onde o curso será ofertado. O diretor de educação profissional do Senac Acre, Abrão Maia, explicou que esses cursos são uma ótima oportunidade para aqueles que buscam se atualizar e se especializar em suas áreas de interesse, além de se destacar no mercado de trabalho. São cursos nos segmentos de Saúde, Beleza, Moda, Gastronomia, Produção de alimentos, Segurança, Transporte e armazenagem, Comércio, Gestão e Tecnologia da informação.
CONSTRUÇÃO CIVIL OTIMISTA COM AS PERSPECTIVAS PARA 2023
A construção civil, que esteve aquecida no ano passado, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) deve continuar em expansão, de vez que projeta um crescimento de 2,5% para o setor, que, pelo terceiro ano consecutivo, terá uma alta superior à da economia. Já a Prospecta Analytica demonstrou ainda mais otimismo nas projeções: avanço de 4,5% no ano. Como fatores responsáveis pelo bom momento do segmento estão a recuperação pós-pandemia, a desaceleração dos custos de materiais de construção e a melhora da economia brasileira. Além disso, a consistência apresentada nos últimos dois anos e a alta demanda do mercado imobiliário possuem grande influência nesta conjuntura. E, para completar, há a promessa governamental de investimento de R$ 10 bilhões de reais no programa habitacional em 2023. A divergência entre as projeções de crescimento do setor se deve à expectativa com a política econômica do novo governo. Quem ditará o desempenho da construção civil será o desempenho da política fiscal – que influenciará no preço do dólar e na taxa Selic.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment